Corumbá, Sexta, 02 de Maio de 2025
Agronegócio

Agraer revoluciona gestão de bens com o aplicativo Saber

Com suporte da SetDigit, Agraer desenvolve aplicativo para otimizar gestão de bens voltados à agricultura familiar cedidos em Mato Grosso do Sul.

Técnicos de ater pública terão mais celeridade nos processos administrativos

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural celebra seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer, ferramenta digital que vem transformando o trabalho dos técnicos de campo de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) pública. Lançado em agosto deste ano, o aplicativo permite o registro e atualização de informações diretamente nas vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros da instituição.

O Saber é fruto de uma colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios com o setor de Cartografia e Geoprocessamento, com o objetivo de padronizar, simplificar e modernizar o acompanhamento dos bens cedidos. Outro grande ponto inovador do aplicativo é que ele permite a localização georreferenciada, ou seja, com as coordenadas do ponto exato onde o bem se encontra.

A engenheira cartógrafa da Agraer, Cynthia Roberti, explica que o aplicativo é a primeira etapa de um projeto maior, com visão estratégica. “Este é apenas o começo. Estamos desenvolvendo um conjunto de sistemas que, no futuro, permitirá que a presidência e a diretoria executiva da Agraer tenham uma visão completa do patrimônio da instituição, facilitando a tomada de decisão e garantindo mais eficiência na destinação de recursos, como emendas parlamentares, por exemplo”, destacou.

Segundo Cynthia, o aplicativo já demonstra resultados expressivos. “Em seis meses, foram elaborados mais de 300 laudos digitais, superando a média anual de vistorias realizadas no método analógico. Além da agilidade no processo, o sistema elimina etapas como digitalização de documentos e envio por correspondência, trazendo economia de tempo e recursos”.

O Saber também é uma ferramenta que opera sem uso de internet (offline) ampliando a acessibilidade nas áreas rurais. Para Yvie Cesco, chefe do Setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos da Agraer, que lidera os treinamentos do aplicativo para os escritórios da Agência pelo interior do Estado, a inovação trouxe avanços significativos. 

Yvie Cesco, servidora da Agraer, em ação pelo interior de MS

“Esse sistema é simples, funcional e facilita a vida do técnico de campo. Com ele, conseguimos realizar mais vistorias em menos tempo, eliminando tarefas como baixar fotos ou montar relatórios no escritório. Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital para o servidor da instituição”, afirma.

Yvie destacou ainda que o aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã, em maio deste ano, e agora já alcança as oito regionais da Agraer em MS. “Estamos na fase de finalizar logins e treinar mais técnicos, mas os resultados são promissores. A tecnologia veio para ajudar não apenas os técnicos, mas também para oferecer mais transparência e uma melhor gestão dos bens da Agraer”, acrescentou.

O app pode ser usado até mesmo em regiões sem cobertura de internet

O coordenador da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, que já recebeu o treinamento institucional, relatou os benefícios da ferramenta. “Recentemente, durante uma vistoria de bens cedidos, conhecemos o aplicativo Saber, apresentado pela Yvie. Ele facilita muito nosso trabalho, pois permite criar laudos diretamente no campo. Antes, o processo era manual e tomava muito tempo para tirar fotos, coletar dados e organizar tudo para envio. Agora, tudo é feito no aplicativo de forma rápida e padronizada. É uma ferramenta que agiliza o trabalho e garante que os dados estejam sempre atualizados e acessíveis para a diretoria”.

Agora, os próximos passos do projeto incluem o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência que agreguem ainda mais valor de gestão ao Saber. “Teremos um aplicativo voltado à gestão estratégica, onde será possível monitorar, por exemplo, quantas máquinas foram enviadas para cada município, otimizando a tomada de decisões. Além disso, há a pretensão futura de disponibilizar informações ao público sobre esses bens, garantindo transparência e acessibilidade à sociedade”.

Com mais de 4.300 bens cedidos pela Agraer pelos 79 municípios sul-mato-grossenses, o aplicativo Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul. Integrando tecnologia e eficiência, a ferramenta fortalece não só a atuação da instituição, mas também a confiança dos parceiros e beneficiários da Agência.

O objetivo é ter o mapeamento da localização dos bens da Agraer.
Processo de vistoria com o app.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de MS abre concurso com 123 vagas na Agraer e salários que passam de R$ 7 mil

Para mitigar impactos climáticos, Governo do Estado atua para auxiliar agricultores familiares de todo MS

Regularização fundiária de imóveis rurais na fronteira de MS será otimizada com participação da Agraer

Conselho Estadual do FCO aprova R$ 122,21 milhões para novos investimentos em Mato Grosso do Sul