Corumbá, Domingo, 20 de Abril de 2025
Agronegócio

Apesar de ser maioria no agronegócio Brasil, agricultura familiar sofre desafios, como a baixa renda dos trabalhadores

Evento dia 24.01 em Medianeira irá mostrar como a tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento destes profissionais.

Problema gera depreciação da cultura, condições precárias de moradia, envelhecimento dos agricultores com pouca ou nenhuma assistência médica hospitalar

O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em parceria com o Dieese, revelou que, se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, este seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Sendo responsável por 77% de todos os estabelecimentos agrícolas no país, a agricultura familiar ocupa 23% da área total, sendo a principal fonte de abastecimento do mercado interno. Todo esse potencial equivale a 80,8 milhões de hectares.

No entanto, nem tudo são flores neste segmento. Como estamos falando de um público com baixa escolaridade e renda reduzida, geralmente, que lida com alto custo de insumos e dificuldade para estabelecer preços, as consequências são: depreciação da cultura, condições precárias de moradia e envelhecimento dos agricultores com pouca ou nenhuma assistência médica hospitalar.

Uma das saídas para reverter esse cenário está na tecnologia. Assim nasceu a startup Laços do Agro, há dois anos. Sua missão era proporcionar uma comunicação eficiente entre produtores rurais, cooperativas e o mercado. Deu certo! Quem explica melhor é Leandro Scalabrin, idealizador da iniciativa: “Surgimos com uma solução que integra sistemas e pessoas. Isso faz com que os agricultores tenham fácil acesso a relatórios precisos e confiáveis. O resultado são decisões mais assertivas e inteligentes, a partir da junção da comunicação com a informação, um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio”, explica ele, que acumula mais de 20 anos de experiência no ramo.

E, para mostrar na prática como a tecnologia pode alavancar esse processo de comunicação, será promovido, no dia 24 de janeiro, o evento "Colheita de Oportunidades".

Realizada pela Laços do Agro Familiar em sua sede, a partir das 10 horas, em Medianeira, no Paraná, a atividade contribuirá para a troca de experiências e a disseminação de assuntos que auxiliem no dia a dia dos agricultores familiares. Quem ficará a cargo de transmitir tais conhecimentos será a especialista no assunto Edirce Ana Vogt, mestre em desenvolvimento rural sustentável e professora da UDC Medianeira.

Na oportunidade, os participantes receberão noções e técnicas para impulsionar suas vendas, na prática. Também irão aprender a explorar as redes sociais e mais sobre parcerias que os incentivaram a curto, médio e longo prazo.

Outro destaque será o ensinamento de como agregar valor aos produtos e destacar-se no mercado local, tendo o aplicativo "Laços do Agro" como uma ferramenta essencial para o sucesso.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo site http://lacosdoagro.rds.land/evento-lacos-do-agro.

Serviço:

Evento: Colheita de Oportunidades, da Laços do Agro Familiar.

Data: 24 de janeiro de 2024, quarta-feira.

Horário: 10 horas.

Local: sede da Laços do Agro.

Endereço: Rua Beija-Flor, 2431 – Medianeira/Paraná.

Inscrições: http://lacosdoagro.rds.land/evento-lacos-do-agro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Agricultores familiares repassam produção para mercado atacadista de Corumbá

MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país

Parceria da Prefeitura e Estado entrega sementes de feijão para agricultura familiar

Em Jornada Nacional, MST enfatiza a Reforma Agrária como solução para alimentar o Brasil