Asumas e entidades assinam termo que promoverá pesquisas de aproveitamento de resíduos suínos em MS
As entidades se comprometem a desenvolver iniciativas que minimizem potenciais impactos ambientais na produtividade da cadeia suinícola de Mato Grosso do Sul.
A fim de promover o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à gestão e ao aproveitamento agronômico dos resíduos da produção de suínos, a Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores - Asumas, a Embrapa Agropecuária Oeste, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEMADESC e a Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, assinaram nesta quinta-feira (20), uma Carta de Intenção, onde as entidades se comprometem a desenvolver iniciativas que minimizem potenciais impactos ambientais na produtividade da cadeia suinícola de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de assinatura ocorreu dentro da ExpoGrande, durante o 1º Encontro de Lideranças da Suinocultura.
“Suinocultura é sustentabilidade, e o investimento em pesquisas e desenvolvimento é o caminho para quem quiser avançar. Dentro da Asumas estamos buscando incansavelmente promover ações que beneficiem a nossa produção de maneira responsável. Com essa nova parceria firmada, queremos avançar ainda mais. Essa é uma iniciativa que não tenho dúvidas que irá mudar nosso Estado de patamar”, comentou o presidente da Asumas, Milton Bigatão.
Chefe Geral da Empresa, Dr. Harley Nonato, explica que a proposta é desenvolver pesquisa colaborativa com a UFGD e os produtores. “É com grande satisfação que estamos aqui hoje para celebrar essa parceria. Assinamos essa carta de intenção, que é muito mais do que isso, mostra o compromisso que todos nós temos de estar juntos na missão de contribuir com o desenvolvimento do estado. Asumas é o reflexo dos produtores, não só pelos índices de produtividade, mas pela qualidade da produção”, conclui.
O 1º Encontro de Lideranças da Suinocultura foi realizado pela Asumas, e reuniu autoridades do governo e de toda cadeia produtiva do Estado, para discutir as principais questões do setor em Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes o Governador do MS, Eduardo Riedel, a Senadora Tereza Cristina, o Secretário da Semadesc, Jaime Verruck, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e outras autoridades.
Veja Também
Aprosoja MS apresenta demandas da agricultura ao Governador do MS
Fazenda de MS compra primeiro trator movido a biometano do Brasil
A ciência que ajudou Mato Grosso do Sul a se tornar uma potência do agro
Embrapa oferece download de livro sobre 50 alimentos produzidos no Brasil
Showtec fecha 26ª edição com R$600 milhões em negócios
MS sediará pela 1ª vez congresso nacional da suinocultura
Suinocultores de MS lançam Programa para promover sustentabilidade da cadeia
Suinocultores de MS debatem critérios de sustentabilidade para a cadeia