Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Agronegócio

Fotografo publica livro retratando a essência e costumes do homem pantaneiro

Em visita a sede da ABPO em Campo Grande, José Medeiros mostrou o trabalho de uma década de imagens que captam a essência do pantaneiro.

Fotos: Divulgação

Nesta segunda-feira (13), o fotógrafo e documentarista José Medeiros, autor do livro 'O Pantanal de José Medeiros', esteve em Campo Grande, na sede da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO), para divulgação do livro e do projeto 'Pantanal + 10'. Campo-grandense, radicado em Cuiabá, MT, José retrata há mais de 10 anos a vida no Pantanal, mais especificamente o homem pantaneiro tradicional, sua lida com o boi, suas crenças e costumes, como protagonista. As fotos artísticas fogem do óbvio e captam a essência do pantaneiro.

"São imagens, são histórias, assim, que você tem que trazer para esse movimento. Então, vamos retratando os costumes, desde religiosos à vivência, as ferramentas de vida e de trabalho, desse homem que vive no Pantanal. O objetivo é criar esse legado da realidade pantaneira e suas transformações para as futuras gerações e nesse propósito expandir o trabalho aqui também para a planície pantaneira de Mato Grosso do Sul", explica Medeiros. Para a Associação, retratar o pantaneiro é mostrar a real essência do bioma que há 300 anos convive de forma harmônica e sustentável com a pecuária, que por sua vez é fundamental para a manutenção da biodiversidade pantaneira.

"São vários os exemplos de benefícios da existência do homem no Pantanal, desde a própria pecuária que tem como papel consumir a biomassa altamente inflamável que o próprio bioma produz, visto que apenas o boi tem a capacidade de converter esse capim em proteína e carboidrato, até o próprio conhecimento sobre o funcionamento do bioma que somente o pantaneiro tem por sua vivência e existência. Precisamos preservá-lo e comunicar com a sociedade sua importância e valorização, por isso a existência de projetos como esse é fundamental para que o mundo conheça de fato quem mantém o Pantanal vivo, que são os pantaneiros", enfatiza Eduardo Cruzetta, presidente da ABPO.

"O Pantanal de José Medeiros" foi publicado em três idiomas: português, inglês e espanhol, em 240 páginas. A obra foi organizada pela editora e jornalista Maria Teresa Carrión, e apresentada pelo fotógrafo Walter Firmo, um dos mais renomados documentaristas do país; pela crítica de arte Aline Figueredo, que inseriu a arte de MT no cenário nacional e autora do livro "A Propósito do Boi", além de outros especialistas em exposições de fotografias no Brasil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Instrumento para preservação e desenvolvimento, Lei do Pantanal tem reconhecimento de entidades e ONGs

Capacitação contribui para produtores rurais no Pantanal agregarem valor à carne e aumentar conservação

Cresce em 30% o número de produtores certificados por protocolo no Pantanal

Expedição revela avanços na verticalização da carne pantaneira em Mato Grosso do Sul

Aos 84 anos, Renan Dourado lança nesta sexta segundo volume de saga épica

ABPO valoriza papel da Embrapa no desenvolvimento da pecuária do Pantanal