Fundação MS lança “Tito”, inteligência artificial que dá acesso a resultados de pesquisa no agro
Ferramenta gratuita permite acesso imediato a mais de mil resultados de pesquisa da Fundação MS, com auxílio de inteligência artificial desenvolvida para atender diretamente o produtor rural.
Durante a cerimônia de abertura do Showtec 2025, nesta terça-feira (20), a Fundação MS anunciou o lançamento oficial de Tito, a inteligência artificial desenvolvida para auxiliar o produtor rural no acesso rápido e gratuito a dados técnicos de pesquisa aplicada. A ferramenta já está disponível no Portal de Resultados da Fundação MS (www.fundacaoms.org.br) e promete estimular o processo a tomada de decisão no campo, de forma assertiva.
Tito é um pesquisador virtual, da nova IA da instituição, que atende dentro do site da Fundação MS, com linguagem acessível e interface interativa. Ele responde perguntas, orienta consultas e ajuda o produtor a identificar as soluções mais adequadas para sua lavoura, com base em mais de 1.000 trabalhos de pesquisa científica, realizados em 14 unidades da Fundação MS distribuídas por diferentes regiões do estado.
"Trata-se de uma ferramenta proprietária, desenvolvida exclusivamente para o agro, capaz de entender comandos em linguagem natural e oferecer respostas contextualizadas com referências, materiais e dados prontos para serem baixados, salvos ou enviados", explicou Alex Melotto, diretor-executivo da Fundação MS. O sistema foi desenvolvido com tecnologia da empresa Lumini, de São Paulo.
Destacando o papel da ferramenta, o governador Eduardo Riedel, presente na cerimônia, destacou o papel estratégico da pesquisa no cenário de transição energética e segurança alimentar. “O produtor sul-mato-grossense está no centro dessa agenda. Com apoio da pesquisa, podemos oferecer ao mundo produção sustentável, com competitividade e responsabilidade.”
O presidente da Fundação MS, Daniel Franco, reforçou o compromisso da instituição em democratizar o acesso ao conhecimento técnico. “Hoje estamos presentes em 14 pontos do estado, cobrindo diferentes condições de solo e clima. O Tito é mais um passo para que todo esse acervo chegue com agilidade e praticidade às mãos de quem realmente precisa: o produtor rural.”
A IA da Fundação MS é 100% gratuita e acessível a qualquer interessado. Basta acessar o site, entrar na aba Portal de Resultados e começar a conversa com Tito — que já entende até quando o produtor escreve com um “por favor”.
Veja Também
Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos
Agro brasileiro exporta US$ 15 bilhões em abril, com crescimento de produtos menos tradicionais