Palestra aborda certificação sustentável de gado no Pantanal para produtores rurais de Miranda
Palestra realizada pela ABPO, Sebrae/MS e Governo do Estado ofereceu informações sobre os benefícios da certificação e boas práticas na pecuária de corte.
Com o objetivo de promover as boas práticas e apoiar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte do Pantanal, na última quinta-feira (20), a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) promoveu, em Miranda, a Palestra de Sensibilização para Certificação de Gado Sustentável. Realizada por meio de uma parceria entre o Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, e o Governo do Estado, a ação reuniu os produtores rurais da região.
A certificação como Carne Sustentável do Pantanal é articulada pela ABPO e beneficia tanto os produtores, que têm acesso a vantagens, como desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mediante inscrição no subprograma Carne Sustentável do Pantanal, quanto ao bioma, já que ela exige que os pecuaristas atendam aos protocolos de boas práticas seguindo a Legislação Ambiental e Trabalhista e busquem a preservação da fauna e flora local.
No município de Miranda, com o objetivo de sensibilizar um número maior de produtores para o processo de certificação, a palestra teve o intuito de informar quanto o acesso aos incentivos fiscais do governo estadual para a Carne do Pantanal e capacitá-los sobre a aplicação do Protocolo Pantanal Sustentável em propriedades rurais para a certificação do gado de corte. Ao longo da capacitação, foi fornecida uma cartilha explicativa, que procura preparar os participantes para a organização e implementação de processos produtivos em conformidade com os protocolos, facilitando a obtenção da certificação de forma ágil e econômica.
“A ideia é que, através dessa palestra, a gente consiga passar a importância da certificação para esses produtores e realmente sensibilizar eles para buscarem se regulamentar e fazer toda essa parte de certificação do gado. E entendendo também a importância disso enquanto valor agregado para o produto deles, para que a gente consiga ter essa produção mais sustentável no Pantanal e que eles consigam, através da Pecuária Orgânica, desenvolver ainda melhor os seus produtos”, afirma Thainara Durso, analista-técnica do Sebrae/MS.
Veja Também
IDH e ABPO anunciam parceria para transformar a cadeia pecuária no Pantanal
ABPO e Embrapa Pantanal lançam três frentes de trabalho em prol da pecuária pantaneira
Programa de créditos de carbono no Pantanal é apresentado a produtores rurais
Carne certificada como orgânica e sustentável do Pantanal terá destaque em Festival