Para pantaneiros, Lei do Pantanal é um avanço para manter bioma preservado
A nova lei também reconhece a harmonia estabelecida por quase três séculos entre o homem e a natureza.
A primeira legislação estadual ampla e inovadora que garante a conservação, proteção, restauração e exploração ecologicamente sustentável do Pantanal, enviada esta semana pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, coloca o homem pantaneiro como protagonista da manutenção dos altos índices (84%) de preservação do bioma. A nova lei também reconhece a harmonia estabelecida por quase três séculos entre o homem e a natureza.
Este é um dos pontos destacados pelo Sindicato Rural de Corumbá sobre o projeto de lei, construído, pela primeira vez, em consenso entre todos os atores envolvidos – poder público, órgãos ambientais e os setores produtivos e ambientalistas. “Tínhamos o receio de mais uma lei discriminatória ao pantaneiro, porém ela é ampla, ao atender o tripé ecológico, social e econômico”, afirma Gilson de Barros, presidente da entidade.
Manter o equilíbrio
Para o dirigente ruralista, os termos acordados da nova legislação asseguram a conservação ambiental do ecossistema, melhora a vida das populações tradicionais e mantém o sistema e o padrão de produção bovina adaptado às condições ambientais, sanitárias e hidrológicas do Pantanal. “Houve o entendimento racional de que se o Pantanal é o bioma mais preservado, nós, os pecuaristas tradicionais, fizemos a nossa parte”, disse.
Gilson de Barros realçou a ampla discussão sobre os mais diversos setores envolvidos, como os sindicatos rurais, Famasul, Embrapa Pantanal, Ministério Público, organizações ambientalistas e governos federal e estadual, conduzida pelo governador Eduardo Riedel. “Um trabalho árduo de trazer para a planície uma lei moderna, que mantenha em equilíbrio o Pantanal, sem esquecer a produção pecuária secular e o homem pantaneiro e sua família”, citou. “Que as medidas adotadas em consenso sejam abraçadas pelos senhores deputados.”
Veja Também
Projeto de lei do Pantanal deve iniciar tramitação na ALEMS no dia 28 deste mês
Segurança jurídica, conservação e infraestrutura: desafios da Lei do Pantanal
Moderna e inovadora, 1ª Lei do Pantanal visa proteger bioma e garantir produção sustentável
Funcionários da Embrapa Pantanal realizarão paralisação dos trabalhos nesta quarta-feira (06)
Lei do Pantanal: Com 32 emendas, projeto começa a ser votado nesta semana na Alems
Lei do Pantanal: Deputados comemoram aprovação de legislação histórica para MS
Preservação e sustentabilidade: 1ª Lei do Pantanal é aprovada e Alems destaca ‘consenso’ e ‘futuro’