Ações contra a dengue eliminam 348 toneladas de possíveis criadouros do mosquito
Os bairros com maiores indicadores são Guatós (14,42%); Nova Corumbá (10,79%) e Jardim dos Estados (8,06%).

Em duas ações de combate à dengue no bairro Guatós foram recolhidas 348 toneladas de materiais que tinham potencial criadouro para o mosquito Aedes aegypti – que além da dengue, também transmite zika e chikungunya.
No Conjunto Corumbella 2, bairro Guatós, parte alta da cidade, no dia 1° de fevereiro, foram retiradas 72 toneladas de materiais. Foram tratadas 14 caixas d'água e utilizados 48 gramas de larvicida BTI. Os agentes de endemias e comunitários de saúde realizaram inspeção em 178 imóveis. Também foi feito bloqueio químico com inseticida – fornecido pelo Estado – em todo o conjunto habitacional pela equipe da Costal Motorizada.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde ainda levaram ações educativas com exibição de vídeos sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti; exposição de animais peçonhentos e dos estágios das larvas do mosquito para visualização com microscópio. Houve ainda campanha de multivacinação.
1° mutirão
A primeira ação, em 25 de janeiro, também no Guatós, recolheu 276 toneladas de materiais que podem servir com criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Naquela oportunidade foram tratadas 17 caixas d'água e utilizados 29 gramas do inseticida BTI em 11 imóveis vistoriados.
Realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa contou com parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos que utilizou máquinas para limpeza de terrenos baldios e fez o recolhimento do material que podia servir de criadouro para o mosquito transmissor.
Ainda no Guatós, no dia 08 de fevereiro, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram visitas casa a casa, inspeção e tratamento de caixas d'água; além de ações educativas nos quarteirões que não tinham sido trabalhados.
LIRAa
O 1° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 06 a 10 de janeiro de 2025, pela Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que Corumbá apresenta índice de infestação do mosquito Aedes aegypti de 4,40%. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
Os bairros com maiores indicadores são Guatós (14,42%); Nova Corumbá (10,79%) e Jardim dos Estados (8,06%). O depósito predominante para a larva do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya (arboviroses) é o reservatório do tipo A2 – caixas d’água em nível de solo.
Veja Também
Dr Gabriel e Bia Cavassa lançam ação de limpeza de ruas, praças, terrenos e prédios públicos
Campanha de limpeza de ruas, praças e terrenos segue em quatro locais na 2ª feira
Mutirão de combate à dengue acontece dia 1°, no Conjunto Corumbella 2
Combate à dengue terá ação de equipes do CCZ no bairro Guatós neste sábado, dia 08
Campanha de limpeza de ruas, praças e terrenos segue com três frentes de trabalho
Secretaria de Saúde inicia distribuição de testes rápidos de dengue para os 79 municípios de MS
Prefeitura de Corumbá trabalha compra emergencial de medicamentos para suprir demanda
Ministérios da Saúde e Educação iniciam mobilização contra a dengue em escolas de Mato Grosso do Sul