Após 3 anos, confecção dos tapetes de Corpus Christi, tradição que une a arte e fé dos católicos volta a colorir as ruas de Corumbá
Às 17 horas será celebrada a Missa Diocesana na Paróquia São João Bosco, seguida da procissão com Benção do Santíssimo até a Catedral da Candelária.

A quinta-feira, 08 de junho, marca a retomada da tradição que une a arte é fé dos Católicos de Corumbá, após um hiato de três anos, interrompidos pela pandemia do Covid-19, a Diocese de Corumbá, através das suas paróquias, irá confeccionar os tapetes de Corpus Christi, porém, em três etapas.
Os tapetes serão confeccionados na Paróquia São João Bosco, de onde partirá a procissão, depois da Missa Diocesana que será celebrada pelo Bispo do João Aparecido Bergamasco, com início às 17 horas, em frente o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, ma Rua Dom Aquino e na Catedral Nossa Senhora da Candelária na Alameda da Praça da República.
Esse será o trajeto da Procissão com a Bênção do Santíssimo, porém, as demais paróquias celebrarão pela manhã as missas em suas respectivas igrejas. Os tapetes serão confeccionados pela manhã. O último ano em que foi celebrado o Corpus Christi com os coloridos tapetes foi em 2019, em 2022 ocorreu a Missa Diocesana e a procissão, porém sem a tradição dos tapetes.
CORPUS CHRISTI
A data que se mantém no Brasil desde os tempos da colonização, com origem no século 13 em Portugal, é uma festa popular católica que ocorre 60 dias após a Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.
A data é sempre comemorada em uma quinta-feira em alusão à quinta-feira Santa, quando segundo a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus. Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa corpo de Cristo.
Sem dúvida, a confecção de tapetes é uma bela manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. Para produzir os belos e artísticos tapetes com referencias em imagens do catolicismo, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem, borra de café, farinha, areia, flores e folhas, entre outros.
Veja Também
PADRE PASQUALE, HUMILDE PEREGRINO
Colégio Salesiano Santa Teresa completa 124 anos em Corumbá
Dia de Nossa Senhora Aparecida será celebrada com seis missas, quermesse e procissão em Corumbá
Missa de Ação de Graças pelo Pastoreio marcou a despedida de Dom João Bergamasco em Corumbá
Dom Francisco Biasin é nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Corumbá