Caminhão colide em poste energizado e motorista fica retido no veículo
Funcionários da concessionária de energia realizaram o desligamento da rede para retirada do condutor.

O acidente envolvendo um caminhão que havia colidido contra um poste de energia, ocorreu na tarde de segunda-feira, 30 de junho, por volta das 15 horas na estrada de acesso ao Assentamento Taquaral, próximo ao aterro sanitário.
Uma Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar dirigiu-se até o local para resgate e salvamento do motorista de 40 anos que se encontrava na cabine do caminhão, porém devido à colisão, cabos da rede de alta tensão caíram sobre o veículo criando um campo energizado.
O motorista a principio não tinha lesões aparentes, apenas assustado devido a situação. Foi acionada a concessionária de energia, que prontamente fez o desligamento da rede no local, garantindo assim a segurança da vitima e da guarnição de socorro.
BOM SABER
Como agir com segurança caso um fio de alta tensão caia sobre seu veículo e ele pare de funcionar. Confira as recomendações que podem salvar vidas:
1. Mantenha a calma e solicite ajuda
Assim que perceber o fio caído sobre o carro, mantenha a calma. Dentro do veículo, você está protegido, pois ele funciona como uma “gaiola de Faraday”, isolando você da eletricidade. Ligue imediatamente para os serviços de emergência, como Corpo de Bombeiros (193) e aguarde o resgate.
2. Alerte quem estiver por perto
Se houver pedestres ou pessoas tentando se aproximar para ajudar, avise imediatamente que eles devem manter distância. A corrente elétrica que escapa do fio forma círculos de tensão no solo ao redor do veículo, podendo ser fatal para quem estiver por perto. Grite ou sinalize para garantir que ninguém corra risco.
3. Caso haja Incêndio no veículo, siga este procedimento
Se, por algum motivo, o carro começar a pegar fogo, será necessário sair. Siga estes passos para minimizar os riscos:
Abra a porta do veículo com cuidado, sem tocar na lataria.
Saia do carro pulando com os pés juntos, garantindo que ambos os pés toquem o chão ao mesmo tempo. Isso evita que você se torne parte do circuito elétrico.
Após aterrissar, afaste-se do veículo pulando com os pés juntos ou arrastando um pé de cada vez, mantendo os dois em contato constante com o chão. Jamais dê passos largos, pois isso aumenta o risco de choque elétrico.
Por que esse procedimento é importante?
Ao sair de um carro sob essas condições, qualquer contato direto com o chão em diferentes pontos pode criar uma diferença de potencial elétrico entre seus pés, resultando em uma descarga perigosa. Por isso, manter os pés juntos ou arrastá-los evita essa situação.
Conhecimento que salva vidas:
Em situações de emergência, agir de forma correta pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Prevenção e orientação são nossas maiores aliadas.
Em caso de acidentes com fios elétricos, nunca tente resolver o problema sozinho. O socorro especializado é a única solução segura. Se estiver em dúvida ou perceber uma situação perigosa, entre em contato com Corpo de Bombeiros Militar e a concessionária de energia.
Veja Também
Três pessoas ficam feridas em acidente com caminhão da Defesa Civil na Estrada Parque
Dois homens ficam feridos após capotamento de veículo na Estrada Parque cerca de 120 km de Corumbá
Incêndio destrói duas Toyota Bandeirante na estrada vicinal do Assentamento 72