Circuito de Afroturismo dedicado a Xangô | São João é lançado nesta sexta em Corumbá
Os visitantes irão viver o sincretismo religioso em terras pantaneiras, conhecer as pedreiras de Xangô, acompanhar a tradicional descida dos andores de São João, entre outras atividades.

Além de suas belezas naturais, Corumbá recebe seus visitantes com um universo de tradições e festividades. Nesta sexta-feira (23) a Bela Oyá Pantanal lança o circuito Kaô Corumbá de Xangô, onde participantes conhecerão as pedreiras de Xangô, os festeiros de São João tradicionais da cidade, entre diversas outras atividades.
O sincretismo religioso presente nas terras pantaneiras é uma característica marcante da cultura local, que mescla tradições africanas, indígenas e católicas. A visita que se inicia na Ladeira Cunha e Cruz formada pelos paralelepípedos e muros de arrimo de pedra remete às pedreiras de Xangô, que se encerram nas margens do Rio Paraguai.
A sensação de força das águas de Oxum ao batizar São João Batista é um momento muito simbólico e emocionante, que representa a importância das águas na cultura local.
Os visitantes irão conhecer um dos Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil, viver o sincretismo religioso em terras pantaneiras, conhecer as pedreiras de Xangô, sentir a força das águas de Oxum ao batizar São João Batista, visitar festeiros e devotos, acompanhar a tradicional descida dos andores para o banho de São João no rio Paraguai, assistir à exibição da websérie Encruzilhada de Estórias | Registro das Festividades Religiosas de Corumbá e Ladário/MS, visitar o Memorial do Homem Pantaneiro, entre outras atividades.
“Desde 2018 acompanho pesquisadores que fizeram o registro do Banho de São João, então eu pude ter essa imersão dentro das comunidades afro religiosas. Isso despertou em mim a vontade de que outras pessoas pudessem ter acesso a essa vivência, que ainda é pouco conhecida, já que a maior parte das pessoas acabam conhecendo o banho só pela atividade no Porto Geral, e não o que acontece nas comunidades católicas e de povos de terreiros, como as novenas que estabelecem essa tradição, a preparação dos andores, bem como a partilha do alimento nas comunidades”, detalha Thayná Cambará, diretora da Agência Bela Oyá Pantanal.
Em ação conjunta com as empresas privadas e gestores públicos de turismo dos destinos: Pantanal - Corumbá e Bonito - Serra da Bodoquena a Fundtur (Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) está realizando uma viagem de imersão pelas experiências inspiradoras destes dois destinos incríveis.
O resultado dessa viagem será um banco de imagens para uso em novas campanhas de promoção e marketing do turismo sul-mato-grossense. A bordo desta aventura estão fotógrafos, jornalistas e influencers digitais especializados em ecoturismo, turismo de aventura e turismo de experiência. Toda essa viagem poderá ser acompanhada pelo Instagram @visitmsoficial
Interessados podem entrar em contato com a agência por meio do Instagram @belaoyapantanal, telefone (67) 99834-2325 ou e-mail viajecom@belaoyapantanal.com.br. O circuito Kaô Corumbá de São João 2023 está sendo ofertado a um preço especial de lançamento por R$ 99.
Veja Também
Circuito Corumbá Negra abre alas para fomento do afroturismo no Pantanal
São João: festeiros da melhor idade levam Andor do CCI para banho no rio Paraguai
Arraial do Banho de São João reuniu mais de 80 mil pessoas no Porto Geral de Corumbá
Seminário sobre clima destaca as ações sustentáveis do Estado e Bonito no turismo
Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas exalta respeito à liberdade religiosa
Startup de Afroturismo de Corumbá marca presença em evento em SP
Startup Bela Oyá promove Circuito Especial Corumbá Negra por Oyá
MPF vai apurar comentários nas redes sociais contra povos de terreiros de Dourados
Prefeitura divulga resultado de Edital de premiação dos festeiros do Banho de São João
No Pantanal, descubra as belezas de MS pelo Circuito Kaô de Corumbá de Xangô
Em SP, Agência Bela Oyá Pantanal representa o Afroturismo de MS