Corumbá: a Comarca mais antiga do Estado completa 150 anos de instalação e TJMS inicia comemoração
Confira a programação especial nos dias 26 e 27

No dia 19 de fevereiro de 1874, foi instalada a comarca de Corumbá, que veio a ser a primeira da região sul do Mato Grosso e que segue em funcionamento desde então. Cento e cinquenta anos depois, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul inicia uma programação comemorativa para registrar este marco temporal. Ao longo dos próximos dias, o Portal do TJMS e as redes sociais oficiais irão recordar fatos que contam um pouco nesta história.
Nesta semana, a cidade de Corumbá irá se tornar a capital do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul com a celebração dos 150 anos de instalação da comarca no município, a primeira da região sul do então Mato Grosso. O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, e demais desembargadores da Corte sul-mato-grossense irão até a “Cidade Branca” para a programação comemorativa que movimentará o município nos dias 26 e 27 de março, incluindo o depósito de uma “cápsula do tempo” a ser aberta em 2074.
Na manhã do dia 26, mensagens, pequenos objetos e documentos serão depositados na “Cápsula do Tempo” que será reaberta daqui 50 anos, no ducentésimo aniversário da comarca. Magistrados, servidores da comarca, autoridades locais, representantes dos Poderes e instituições públicas do Estado, das forças armadas, de instituições de ensino superior, além de veículos de imprensa e de crianças que participam do programa Memórias do Judiciário nas Escolas, desenvolvido desde o ano passado pelo Departamento de Gestão Documental e Memória do TJMS, estão convidados a deixar um testemunho individual na cápsula para as futuras gerações.
Na tarde deste mesmo dia, será realizado o segundo Gabinete de Integração na comarca, no qual o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, fará as entregas oficiais de melhorias, de medalhas a servidores e assinatura de parcerias. Em seguida será apresentada uma peça teatral contando um processo histórico da comarca. A apresentação tem o apoio do Município de Corumbá e será realizada por meio de sua Fundação de Cultura.
No dia 27, pela manhã, mais duas placas do programa “Rastros da História” serão instaladas diante do antigo fórum e do museu da cidade. São placas de metal instaladas na calçada, numeradas de um a três e cada uma tem seu QR Code, remetendo a um vídeo na página do Memorial do TJMS, onde a história é contada e pode ser desdobrada em suas diversas ramificações. A primeira placa será instalada na manhã do dia 26, no fórum de Corumbá.
Encerrando a programação, uma Sessão Solene, na qual os Desembargadores do TJMS julgarão processos do Segundo Grau de jurisdição e farão entregas oficiais. A sessão contará com autoridades municipais e estaduais e será o momento de redigir a ata oficial do evento e depositá-la na “Cápsula do Tempo”, juntamente de mais cartas e documentos, antes de fechar definitivamente a urna que será afixada em seu local definitivo no fórum.
A história – Com o nome de origem tupi-guarani Curupah, que significa lugar distante, Corumbá é conhecida como Cidade Branca, em razão da cor clara do solo, rico em calcário. A ocupação da localidade começou no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524.
Em 1778, para impedir o avanço dos espanhóis em busca do ouro, foi fundado o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, transformado depois no principal posto comercial da região, para ser em 1800 completamente destruído por violento incêndio, escapando das chamas somente a capela, por ser coberta de telha.
Uma lei provincial de 26 de agosto de 1835 elevou o povoado à categoria de freguesia. A Lei nº 4, de 19 de abril de 1838, transformou a freguesia em distrito. Em 1859, assustado com o grande desenvolvimento, resultante da navegação comercial, o presidente da Província mandou que demarcassem ruas, praças e edifícios públicos.
Com todo esse progresso, no dia 1º de maio de 1861 era instalada a Alfândega de Albuquerque para arrecadação de impostos. O Decreto nº 6, de 6 de julho de 1862, criou o Município, elevando à categoria de Vila.
Em 1877 a cidade já possuía três praças, 10 ruas retas e uma população de aproximadamente 6.000 habitantes. No final do século XIX, Corumbá era o 3° maior porto fluvial da América Latina e movimentava, pelos vapores na rota Europa/Brasil, o comércio de peles, charques e outras riquezas produzidas na região.
A comarca foi criada pela Lei nº 1, de 4 de maio de 1873, mas foi instalada somente em 19 de fevereiro de 1874. Depois de 99 anos, foi elevada à Segunda Entrância em 10 de julho de 1973, e pela Lei nº 4.716, de 14 de setembro de 2015, elevada à Entrância Especial. Atualmente compreende o município de Corumbá e o distrito de Albuquerque.
Atualmente conta com a 1ª, a 2ª e a 3ª Vara Cível, 1ª e 2ª Vara Criminal e Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos.
Veja Também
TJMS prepara celebração para aniversário de 150 anos da Comarca de Corumbá
Corumbá: a Comarca mais antiga do Estado completa 150 anos de instalação e TJMS inicia comemoração
Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence se torna Cidadão Corumbaense
150 anos da comarca de Corumbá exalta a história da Justiça de Mato Grosso do Sul
Integração: Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá
História é escrita nas comemorações dos 150 anos da comarca de Corumbá
MPMS deixa registro histórico na “Cápsula do Tempo” nos 150 anos da instalação da Comarca de Corumbá
Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural já faz atendimento odontológico em Albuquerque
X Concurso de Servidores do TJMS tem mais de 26 mil candidatos
TJMS lança programa para devolver R$ 314 milhões esquecidos pela população
Mais de R$ 13 milhões já foram levantados de processos pelo programa Restitua
Tribunal do Júri de Corumbá tem 10 julgamentos em pauta concentrada
Desembargador Paschoal Carmello Leandro é homenageado pelo Pleno por sua aposentadoria