Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cidade

Defensoria consegue suspender desocupação de famílias em Corumbá

O grupo de pessoas estava em risco de ser removido do local devido a uma ação judicial de imissão de posse, que já havia sido decidida pela Justiça.

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul garantiu a suspensão dos mandados de desocupação de várias famílias que vivem em um terreno em Corumbá. O grupo de pessoas estava em risco de ser removido do local devido a uma ação judicial de imissão de posse, que já havia sido decidida pela Justiça.

A instituição atuou como“custos vulnerabilis”, ou seja, como guardiã de grupos ou pessoas em situação de vulnerabilidade, atuação que pode ocorrer mesmo que as partes já tenham advogado.

“Analisando o processo, há prova de que o mesmo envolve o interesse de, pelo menos, 5 famílias de baixa renda que, em tese, residem na área de propriedade do requerente e que respondem a ação reivindicatória”, relata o defensor público substituto Pedro Lenno.

Segundo a defensora pública substituta Rebecca Scalzilli, há respaldo jurídico e fático para a concessão de tutela cautelar e, assim, suspender os mandados de desocupação.

“O perigo de dano é evidente diante da ordem para que a área descrita na sentença seja deixada pelas moradoras e moradores, os quais não têm para onde ir e que, por isso, estão em extrema condição de vulnerabilidade, valendo destacar a existência de idosos e crianças nos grupos familiares”, ressalta.

Com a intervenção da Defensoria Pública, o juiz aceitou o pedido para suspender a ordem de despejo, com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (ADPF 828), que protege os direitos de pessoas em situações vulneráveis, especialmente durante despejos. A ação agora será acompanhada por uma comissão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que garantirá que as famílias possam sair do local de forma adequada e segura, sem serem prejudicadas.

O defensor Pedro Lenno atuou pela Defensoria de Tutela Coletiva de Corumbá, enquanto a defensora Rebecca Scalzilli representou a 2ª Defensoria Cível da comarca.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Defensoria solicita atendimento prioritário em agendamento de identidade no MS

Defensoria Pública realiza encontro para tratar sobre saúde da população trans de MS

Defensoria garante medida protetiva para idosa expulsa de casa por neta em Corumbá

Alvo de disputa judicial, Defensoria consegue religar água de abrigo de animais em Ladário

Defensoria garante no STJ desbloqueio de verbas rescisórias de assistido em Corumbá

Defensoria revela que maioria dos custodiados é negra e responsável por sustento de crianças na primeira infância

Defensoria garante cancelamento de cobranças indevidas e indenização para assistida de Corumbá

Defensoria Pública realiza visita institucional à Prefeitura de Corumbá