Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cidade

Delegado Regional de Polícia Civil de Corumbá ministra palestra sobre o enfrentamento ao racismo, para Curso de Formação de Oficiais Bombeiros

O evento reuniu futuros oficiais da corporação, reforçando a importância da capacitação contínua no combate à discriminação e na promoção dos direitos humanos.

Fotos: divulgação

O Delegado de Polícia regional de Polícia Civil de Corumbá-MS, Fabrício Dias dos Santos, ministrou palestra sobre o papel da Polícia Civil no enfrentamento ao racismo a alunos do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O evento reuniu futuros oficiais da corporação, reforçando a importância da capacitação contínua no combate à discriminação e na promoção dos direitos humanos.

Durante sua apresentação, o delegado destacou a atuação da Polícia Civil na investigação de crimes raciais, a relevância de um atendimento humanizado às vítimas e a necessidade de aprimoramento das políticas públicas voltadas para a equidade racial. Além disso, abordou aspectos práticos das investigações, o papel das delegacias especializadas e a importância do trabalho conjunto entre forças de segurança para coibir a intolerância racial.

Santos também enfatizou a criação do Núcleo Institucional de Cidadania (NIC), um órgão fundamental para o monitoramento e acompanhamento de investigações relacionadas à igualdade racial e outros direitos fundamentais. Além disso, destacou a recente criação da Seção de Investigação de Crimes Raciais da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (DEOPS), responsável por atuar na repressão a crimes de racismo e intolerância.

Ele ressaltou a importância dessas iniciativas para o fortalecimento das investigações, a padronização dos procedimentos e a garantia de um atendimento mais eficiente às vítimas de racismo. Também destacou a necessidade de uma atuação integrada entre as forças de segurança para coibir a intolerância racial e garantir a efetiva aplicação da legislação antirracista.

“O enfrentamento ao racismo exige não apenas a aplicação da lei, mas também educação, preparo e compromisso institucional. A criação do Núcleo Institucional de Cidadania e da Seção de Investigação de Crimes Raciais na DEOPS são avanços essenciais para garantir um olhar mais atento e especializado sobre esses crimes. Fico honrado em contribuir com essa formação, compartilhando conhecimento e promovendo a reflexão sobre esse tema tão relevante para a segurança pública”, afirmou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Foragido da Justiça é preso em flagrante furtando carne em mercado de Corumbá

Polícia Civil deflagra operação cidade segura e realiza fiscalização em estabelecimentos comerciais em Corumbá e Ladário

Suspeito de furto em residencia na Avenida Rio Branco é indiciado pela Polícia Civil em Corumbá

Polícia Civil prende suspeitos de violência doméstica e cumpre mandados de busca e apreensão durante operação “Abre Alas” em Corumbá

Polícia Civil prende mulher em flagrante por roubo contra o próprio pai