Em parceria, Prefeitura vai garantir acesso de produtores familiares à certificação de venda nacional
O Selo Arte possibilita que produtos artesanais de origem animal, possam ser comercializados em todo o Brasil, mesmo tendo apenas a validação sanitária do município (SIM)..

A Prefeitura quer garantir aos produtores familiares dos assentamentos rurais de Corumbá o acesso ao Selo Arte. A certificação possibilita que produtos artesanais de origem animal, mesmo tendo apenas a validação sanitária do município (SIM), possam ser comercializados em todo o Brasil. O assunto foi discutido esta semana, em Campo Grande, durante reunião entre o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, e o médico veterinário e técnico especialista da ATeG em Agroindústria do Senar/MS, Osvaldo A. Rodrigues.
“Tratamos não apenas com o Senar/MS, mas com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e a Iagro sobre garantirmos os meios para que produtores com o selo do nosso Serviço de Inspeção Municipal (SIM) possam ter acesso ao Selo Arte. Assim, esse produtor que tem o selo do SIM ao receber o Selo Arte pode comercializar esse produto através do Senar, com o ATeG Leite e AteG Agroindústria para o Brasil inteiro”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
O trabalho segue orientação do prefeito Marcelo Iunes para que sejam desenvolvidas ações com o objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.
A certificação (Selo Arte) é uma maneira de incentivar a produção artesanal e dar condições de comercialização, desde que atendam a padrões de regulamentação. O Selo Arte é entregue ao produto e não à empresa. “Teremos todo o apoio da Iagro para que o produtor, que tem o selo do SIM, receba o Selo Arte e comece a comercializar esse produto certificado para o Brasil inteiro”, destacou Luciano Leite.
O processo para aquisição do Selo Arte obedece critérios determinados pela Iagro. Entre eles está a necessidade de os produtores estarem registrados no serviço de inspeção estadual (SIE) ou serviço de inspeção municipal (SIM), devendo cumprir as boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias.
“É uma forma comercializar o nosso produto da agricultura familiar tanto no estado de Mato Grosso do Sul como no Brasil inteiro. Teremos uma nova reunião, em 27 de abril, em campo Grande, para o treinamento do nosso gerente do SIM e da sua equipe, com o Senar/MS para começarmos a trabalhar nessa parceria com Iagro, Semadesc, Senar e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, para atendermo aos produtores que retiraram o selo do SIM e transformá-lo no Selo Arte”, completou Luciano.
Veja Também
Prefeito discute estrutura dos assentamentos rurais em reunião com produtores familiares
Vigilância contra influenza aviária garante produção segura para Mato Grosso do Sul
Prefeitura trabalha para ampliar mercado da produção da agricultura familiar de Corumbá
Agravamento de surto na Bolívia mantém fronteira em alerta contra gripe aviária
Parceria entre instituições e Pró Pantanal leva conhecimentos de piscicultura a produtores locais
Produtores familiares dos assentamentos rurais de Corumbá recebem orientações sobre selo SIM
Pioneira no MS, Câmara de Solução de Conflitos vai agilizar acesso a medicamentos em Corumbá
Prefeitura treina equipe que vai trabalhar certificação do Selo Arte para produtores familiares
Definida Comissão da Câmara de Corumbá que vai tratar da questão relacionada aos produtores rurais
Fiscalização da Prefeitura avalia renovação do Selo SIM para produção apícola na Serra do Amolar