Estudantes universitários da Bolívia visitam a Embrapa Pantanal
Os 30 alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia da Universidade de Aquino Bolívia (UDABOL), de Santa Cruz de la Sierra, conheceram de perto as pesquisas realizadas pela Embrapa Pantanal.

O professor Joaquín Ugarteche Ribera, da Universidade de Aquino Bolívia (UDABOL), de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, trouxe para Corumbá (MS) 30 alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia para conhecer de perto as pesquisas realizadas pela Embrapa Pantanal. A programação da visita incluiu a exibição do vídeo institucional da Embrapa "Seu futuro inspira a nossa ciência". Estudantes e o professor foram recebidos pela equipe de Comunicação da Unidade.
Durante o encontro, Thiago Coppola, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, falou sobre o papel da Embrapa no cenário nacional e fez um breve resumo das contribuições da instituição ao longo de cinco décadas. Em seguida, apresentou as linhas de pesquisa da Embrapa Pantanal, bem como as principais tecnologias desenvolvidas e transferidas para a sociedade. Além disso, Coppola abordou o histórico de longo relacionamento entre a unidade e as instituições públicas e privadas da Bolívia, como a UDABOL e outras universidades.
Já o pesquisador José Comastri abordou temas como a caracterização do Pantanal, os ciclos econômicos e as atividades econômicas na região pantaneira. Comastri também falou sobre a pecuária extensiva, a mão de obra desenvolvida e a diversificação de atividades, como a produção de carne orgânica, a certificação de origem, a produção de mel orgânico e o turismo rural/ecoturismo.
Os estudantes foram organizados em grupos para realizar visitas aos laboratórios, conforme agendado anteriormente. O técnico Augusto César guiou os visitantes pelo Laboratório Central, apresentando os equipamentos, explicando seu funcionamento e os tipos de atividades que são desenvolvidas pela equipe. Além disso, ele falou sobre boas práticas ao lidar com substâncias químicas e agentes biológicos. No Herbário CPAP, o técnico Antônio Arantes explicou aos estudantes que a coleção nasceu da necessidade de conhecer a flora pantaneira, com foco nas espécies forrageiras que sustentam a alimentação do gado na região, e que ao longo do tempo, as coletas foram ampliadas, abrangendo outras espécies e áreas geográficas, para apoiar diversas pesquisas relacionadas à dieta de animais silvestres, peixes, apicultura e outros temas.
O professor Joaquín avaliou que a visita técnica ao centro de pesquisa da Embrapa constitui uma experiência única na vida acadêmica de seus alunos, uma vez que para alguns deles é a primeira vez, destacando o reconhecimento internacional da instituição. De acordo com o professor, a prática de visitar a Embrapa Pantanal ocorre regularmente, com uma interrupção devido à Covid-19. Ele tem a intenção de manter essa tradição anual com seus alunos, buscando proporcionar a eles a oportunidade de expandir seus conhecimentos e enriquecer sua formação.
A estudante Fabiana, do curso de Medicina Veterinária, disse que achou muito interessante o estudo que a empresa vem realizando, referindo-se às plantas do Herbário, mencionando que não esperava essa experiência e que gostou muito.
Veja Também
Governador de MS se reúne com produtores pantaneiros para discutir ‘Lei do Pantanal’
Oficina discute estratégias e integração para áreas protegidas no Pantanal
Pesquisadora da Embrapa Pantanal está na lista Forbes das 100 Mulheres Doutoras do Agro
Pesquisadora da Embrapa Pantanal está entre os mais citados do mundo
Funcionários da Embrapa Pantanal realizarão paralisação dos trabalhos nesta quarta-feira (06)
Delegação da UEMS conhece infraestrutura e pesquisas da Embrapa no Pantanal
Queimadas e compostagem são temas de palestras na Semana de Meio Ambiente de Ladário