Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas exalta respeito à liberdade religiosa
Com cinco eixos temáticos relacionados à Educação, Saúde, Cultura, Segurança Pública e Meio Ambiente foram discutidas ações para a construção de políticas públicas.

O 1° Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas debateu o combate à intolerância religiosa. Com cinco eixos temáticos relacionados à Educação, Saúde, Cultura, Segurança Pública e Meio Ambiente foram discutidas ações para a construção de políticas públicas. O prefeito Marcelo Iunes e a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participaram do evento realizado no sábado, 19 de agosto.
“É uma iniciativa muito importante para Corumbá. Aqui, todos vão ter o o direito de debater e expor suas ideias. Nossa administração, está de portas abertas para todos os segmentos. Entender e respeitar a diversidade, seja cultural, de gênero ou religiosa faz com que o nosso trabalho, na Prefeitura, possa atingir positivamente os mais variados setores da nossa sociedade”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Marcelo Iunes apontou que colocar a sociedade no centro das discussões permite ao Poder Público “avançar cada vez mais, com ações realizadas de forma justa e, principalmente, humanizada”.
O prefeito de Corumbá pontuou ainda que o Fórum é a oportunidade para representantes das religiões de matrizes africanas apresentarem suas reivindicações, permitindo ao poder público conhecer melhor a realidade destas religiões e tomar medidas para garantir o respeito à liberdade religiosa; além de ajudar a apresentar a riqueza cultural das religiões de matrizes africanas.
Iniciativa inédita em Corumbá, o Fórum possibilita a construção de políticas públicas garantidoras de direitos. “Esse encontro foi construído a partir da demanda da própria comunidade. Entendemos a importância desse momento. É muito importante para que a gente possa construir políticas novas, dentro destes cinco eixos trabalhados. É fundamental que coloquem em pauta o que querem que sejam construídos para que possamos construir juntos”, destacou secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.
O 1° Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas trouxe a Corumbá a coordenadora-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro do Ministério da Igualdade Racial, Eloá Moraes. “Com esse encontro, Corumbá mostra sua preocupação com as políticas públicas voltadas aos povos de terreiros”, disse Eloá.
“Com o feriado municipal de de 20 de novembro, Corumbá dá exemplo de boas práticas de laicidade e de enfrentamento ao racismo religioso”, ressaltou a coordenadora-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana do Ministério da Igualdade Racial. A lei n° 2.084/08 instituiu o dia 20 de novembro como Feriado Municipal, em alusão ao Dia da Consciência Negra.
A subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte, afirmou que Corumbá é parceira do Governo do Estado “na construção de políticas públicas para as comunidades de terreiros; para a população quilombola e toda população negra”.
Para o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, o Fórum foi importante “para promover a educação e a conscientização sobre as religiões de matrizes africana e ajudar no combate ao preconceito e intolerância religiosa”.
Veja Também
No Dia Internacional Contra Discriminação Racial, ação debate Diversidade Religiosa
Festeiros de São João serão certificados nesta segunda-feira, às 18h, no SENAC
Circuito de Afroturismo dedicado a Xangô | São João é lançado nesta sexta em Corumbá
Corumbá promove em agosto Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas
Festa de Nossa Senhora de Urkupiña acontece amanhã, 24 de agosto, em Corumbá
Prefeitura realiza entrega de dois veículos 0 KM e equipamentos diversos para a Assistência Social
Prefeito empossa novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá
Semana da Pátria tem pauta religiosa em Ladário
17ª Primavera do Museus começa dia 18 com o tema Memórias e Democracia
3º Prêmio Municipal Zumbi dos Palmares homenageia 6 personalidades
MPF vai apurar comentários nas redes sociais contra povos de terreiros de Dourados
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
Proposta institui programa de enfrentamento ao racismo religioso em MS