Louvação à Iemanjá continua nesse sábado, 31 de dezembro
A influência da Rainha do Mar no Brasil começou com a chegada dos africanos ao país

A Prefeitura de Corumbá preparou a Prainha do Porto Geral para a tradicional cerimônia de Louvação a Iemanjá. A atividade, que é promovida por religiosos de matrizes africanas, acontece nas noites desta sexta-feira e sábado, 30 e 31 de dezembro. Além da limpeza da área, a iluminação do local foi ampliada e banheiros químicos instalados.
Na mitologia yorubá (ioruba), Iemanjá, cujo nome tem significado de mãe dos filhos-peixe, é filha de Olokun, soberano dos mares, que deu a ela, quando criança, uma poção que a ajudasse a fugir de todos os perigos.
A deusa cresceu e se casou com Oduduá, com quem teve 10 filhos orixás (por isso seu nome significa também mãe de todos orixás). É considerado o orixá mais popular do Brasil. Em 02 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá. Além desta data, devotos realizam celebrações também em 15 de agosto e 31 de dezembro, por conta da virada de ano e as simpatias das 7 ondas.
A influência da Rainha do Mar no Brasil começou com a chegada dos africanos ao país. Iemanjá é um orixá da religião do povo Egba, nativos da cidade de Abeokuta, na Nigéria. Com informações do blog Astrocentro.
Veja Também
Corumbá promove em agosto Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas
Louvação à Iemanjá acontece sábado e domingo, dias 30 e 31, na Prainha do Porto Geral
Louvação a Iemanjá nas águas do Rio Paraguai na prainha do Porto Geral de Corumbá
Prefeitura realiza teste de ampliação no horário dos ônibus atendendo solicitação da população