Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de Corumbá
Missionário da congregação religiosa do Verbo Divino, escolheu Corumbá para a Solene Celebração do Rito de Ordenação.

Neste sábado, 22 de fevereiro, o dia foi de celebração e festa para comunidade católica de Corumbá e Ladário, após um ano e três meses, a Diocese de Santa Cruz de Corumbá tem um novo Bispo; João Batista de Oliveira de 62 anos de idade. Nesse período de vacância, Dom Francisco Biasin; Bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, foi o Administrador Apostólico da diocese.
A celebração e rito de ordenação foi presidida por Dom Dimas, com as Imposições das mãos e Prece de Ordenação, simbolizando a transmissão do Espírito Santo, em seguida ocorreu a unção da cabeça e entrega do livro dos Evangelhos, na sequência a procissão com a insígnias episcopais, levadas pelos familiares do Monsehor João Batista: o Anel; símbolo da fidelidade invencível com a igreja,a Mitra (chapéu dos bispos) ; o esplendor da santidade e o Báculo (cajado dos pastores); símbolo do serviço pastoral.
No rito final, o novo bispo se juntou ao Colégio Episcopal, e encaminhado por Dom Dimas, Dom Francisco Biasin e Dom João Aparecido Bergamasco para a Catedral da Diocese de Corumbá, onde tomou posse como Bispo da Diocese de Santa Cruz de Corumbá. Com esse gesto, o bispo recebe o abraço da paz de todos os bispos presentes. O lema de ordenação de Dom João Batista de Oliveira foi: “Que brilhe a vossa Luz” (Mt 5,16).
Depois da posse, Dom João Batista de Oliveira presidiu a Liturgia Eucarística e concedeu a sua primeira benção episcopal, passando pelos corredores do Santuário. Por fim, Dom João Batista disse que seu coração estava repleto e um momento de agradecimento pela suas três famílias: a família de sangue que o viu crescer, a segunda família são os missionários da congregação do Verbo Divino; que deu grandes alegrias e oportunidades de descobrir o que é Jesus para ele, e a terceira família é a corumbaense, “aqui estarei e amarei como amo a minha família de sangue e a família da minha congregação, portanto é com vocês que eu quero contar, vou caminhar e vamos juntos descobrir as coisas que Deus deve ter preparado para nós, nessa caminhada de igreja, eclesial, pastoral e missionária, vamos descobrindo as Graças e Bênçãos de Deus, que possa servir de luz e força de inspiração para superar as dificuldades que com certeza vamos encontrar”. Por fim, Dom João Batista teceu inúmeros agradecimentos pela acolhida de Dom Francisco Biasin que o recebeu como se fosse um filho. O mesmo se despede de Corumbá em Missa de Agradecimento na segunda-feira, 24 de fevereiro, que será celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Candelária.
Após sua ordenação, trabalhou como missionário no Equador, sendo vigário da paróquia Santo Hermano Miguel em Guayaquil, de 2001 a 2003 e pároco da Paróquia Santo Hermano Miguel de Guayaquil de 2004 a 2007. Nos dois anos seguintes atuou na formação da próxima geração da ordem e na pastoral vocacional de sua comunidade. De 2011 a 2016 foi mestre de noviços em Juquiá-SP e de 2017 a 2022 foi provincial da Província Centro Brasileira dos Missionários Steyler. Desde então e até a sua nomeação episcopal, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora da Penha de Alta Floresta d´Oeste, quando no dia 30 de novembro de 2024 foi eleito pelo Papa Francisco, bispo de Corumbá.
Veja Também
Dom Francisco Biasin é nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Corumbá
Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Corumbá
Vice-prefeita recepciona novo bispo diocesano na chegada a Corumbá nesta 2ª feira