PAC Cidades Históricas: prefeito; consultores da Unesco e Iphan vistoriam prédios
A vistoria ocorreu nos prédios da Comissão Mista Brasil-Bolívia, da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA) e do antigo Mercadão Municipal.

O prefeito Dr. Gabriel acompanhou, na manhã desta terça-feira, 25 de março, consultores da Unesco e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na vistoria aos prédios da Comissão Mista Brasil-Bolívia, da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA) e do antigo Mercadão Municipal, contemplados com recursos do PAC Cidades Históricas para obras de restauração e requalificação.
Para o chefe do Executivo, diante do "grande valor histórico e cultural de Corumbá", o PAC Cidades Históricas é um instrumento fundamental para garantir "a preservação e revitalização do patrimônio", além de "impulsionar o turismo e o desenvolvimento sustentável, beneficiando toda a população". Os recursos previstos somam mais de R$ 17,8 milhões. Antes da vistoria aos prédios, Dr. Gabriel se reuniu com os consultores da Unesco e técnicos do Iphan.
"Temos seis processos em andamento, seis obras em análise para aprovação, e o nosso objetivo é licitar, neste ano, o maior número possível de projetos. Essas visitas permitem conhecer todos os prédios que estão com processos em análise", explicou a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá (Fuphan), Lauzie Mohamed Xavier Salazar.
Participaram da vistoria: Sylvio Carneiro de Farias, consultor da Unesco no Iphan Sede (Brasília); Marco Aurélio S. Máximo, consultor da Unesco no Iphan Sede (Brasília); Albemarle Paesano Lins Barros da Costa, gerente de Patrimônio Histórico da Prefeitura; Guilherme William Duarte Alves, chefe do Escritório Técnico do Iphan Corumbá; Neilson Flores, engenheiro civil do Iphan; e Wanessa Rodrigues, diretora-presidente da Fundação da Cultura de Corumbá.
Veja Também
Nova exposição do Memorial Homem Pantaneiro abre as portas para contar as tradições do Pantanal
Prefeitura de Corumbá trata de agenda cultural em reuniões com IPHAN e FCMS
Sede da superintendência do Iphan no Mato Grosso do Sul é reinaugurada