Corumbá, Sábado, 03 de Maio de 2025
Cidade

Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Corumbá

O Santo Padre nomeou, neste sábado (30/11), o padre João Batista de Oliveira, da congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), como bispo da Diocese de Corumbá. O Padre João Batista exerce a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alta Floresta D’Oeste (RO), na Diocese de Ji-Paraná.

Padre João Batista nasceu em 9 de julho de 1963 na cidade de Rio Azul (PR), sendo o mais velho de 12 irmãos. Ingressou no seminário menor dos Missionários do Verbo Divino em 1987, onde realizou seus estudos Fundamental e Ensino médio nas Escola Estaduais Presidente Kennedy e Instituto de Educação em Ponta Grossa (PR) até o ano de 1991. Em 1992, viveu o Aspirantado da congregação em Curitiba (PR).
Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em um período que fez o Postulantado de 1993 a 1995. Ingressou no Noviciado em Juquiá (SP) no dia 5 de janeiro 1996.
Professou os primeiros votos no dia 5 de janeiro de 1997. Estudou Teologia de 1997 a 2000 no Instituto de Teologia São Paulo (ITESP) e professou seus votos perpétuos no dia 25 de março de 2000. Foi ordenado diácono no dia 26 de março de 2000 e sacerdote no dia 24 de fevereiro de 2001.
Foi vigário da paróquia Santo Hermano Miguel, Guayaquil, no Ecuador, de 2001 a 2003; Pároco da Paróquia Santo Hermano Miguel, Guayaquil, no Ecuador, de 2004
a 2007.
Retornou ao Brasil no ano de 2008, onde exerceu a função de Animador Vocacional da Província Sul (BRS) dos Missionários do Verbo Divino até o ano de 2011.
Possui a especialização latu sensu em Formação Humana pela Faculdade União de Ponta Grossa em parceria com o Instituto de Aconselhamento e Terapia do Ser (IATES) de Curitiba de 2010 a 2011.
Foi mestre de Noviços na Província Centro (BRC) dos Missionários do Verbo Divino de 2012 a 20016; Provincial da província Centro (BRC) dos Missionários do Verbo Divino de 2017 a 2022. De 2023 até o momento é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alta Floresta D’Oeste (RO).

Saudação ao novo bispo de Corumbá

Estimado irmão, monsenhor João Batista de Oliveira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação como bispo de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso Regional Oeste 1.

Tendo contribuído em diversas funções em sua congregação, no Ecuador e na Igreja no Brasil,  o irmão é chamado agora ao ministério episcopal na Igreja particular de Corumbá (MS).

Que o irmão, inspirado neste tempo do Advento, que iniciaremos neste próximo domingo, seja um fiel missionário e discípulo anunciando Jesus Cristo como  Esperança para a humanidade, enquanto aguardamos a vinda definitiva do Senhor.

Nossa Senhora da Candelária, padroeira da diocese de Corumbá, seja sua guia e intercessora nesta nova missão.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dom João Bergamasco foi nomeado Bispo da Diocese de Primavera do Leste no Mato Grosso e deixará a Diocese de Corumbá

Missa de Ação de Graças pelo Pastoreio marcou a despedida de Dom João Bergamasco em Corumbá

Dom Francisco Biasin é nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Corumbá

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Corumbá celebra padroeira Nossa Senhora da Candelária

Ordenação e Posse Canônica do novo Bispo de Corumbá Monsenhor João Batista será no dia 22 de fevereiro

Vice-prefeita recepciona novo bispo diocesano na chegada a Corumbá nesta 2ª feira

Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de Corumbá

MORRE O PAPA FRANCISCO, AOS 88 ANOS

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco

Prefeito de Corumbá lembra legado do Papa em defesa dos mais vulneráveis

NOTA DA DIOCESE DE CORUMBÁ DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PAPA FRANCISCO