Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cidade

Prefeito recebe diretor da Aena; empresa assume administração do Aeroporto de Corumbá

A Aena assume a administração do terminal aeroportuário no primeiro minuto da sexta-feira, dia 10.

Foto: Clóvis Neto/PMC

O prefeito Marcelo Iunes reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 09 de novembro, com o diretor de Relações Institucionais da Aena, Marcelo Bento. No encontro foi apresentado o plano de investimentos que a companhia fará no Aeroporto Internacional de Corumbá. A Aena assume a administração do terminal aeroportuário no primeiro minuto da sexta-feira, dia 10. O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, participou da reunião.

“Ficamos felizes com os investimentos que serão feitos no aeroporto. Isso permitirá trazer mais voos para a nossa cidade”, disse o chefe do Executivo Municipal. Iunes destacou que a Prefeitura intensificou a articulação com companhias aéreas para trazer novos voos, entre rotas nacionais e internacionais. “Temos um turismo forte, que não se resume somente à pesca; temos o turismo contemplativo e também o comercial, com os freeshops que começaram a se instalar em Corumbá”, completou o prefeito.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Aena, o Aeroporto de Corumbá receberá melhorias com finalidade de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros. Marcelo Bento explicou que nos próximos dois anos e meio a companhia terá que “entregar um terminal com praticamente o dobro do tamanho atual, no terminal de passageiros, trazendo muito mais conforto para os clientes que embarcam e desembarcam. Sendo  totalmente climatizado, com novos espaços comerciais e  grande adequação da área de pistas de pátio para tornar o aeroporto  mais seguro ainda.Nosso papel é criar áreas de escape nas cabeceiras da pista, colocar sistema de  iluminação de aproximação e também adequar o pátio de parada das aeronaves para até quatro aeronaves comerciais e aeronaves da aviação geral com os espaçamentos  necessários”, afirmou.

Também participaram da reunião o secretário Municipal de Segurança Pública e Institucional, César Freitas Duarte; a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna; e o chefe de Gabinete, José Carlos Macena de Britto Júnior.

Os investimentos

A Aena planeja uma ampliação de cerca de 50% no terminal de passageiros, passando dos atuais 1.950 metros quadrados para 2.850 metros quadros. Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar um PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) em uma das cabeceiras, além de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. O pátio de aeronaves também receberá melhorias, tanto para aviação geral como para aviões comerciais, que passarão a ter quatro posições de estacionamento.

A Aena entrega até dezembro o anteprojeto à Anac com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Corumbá é o quinto dessa rodada a passar para o controle da Aena. A empresa assumirá a operação dos demais aeroportos, de forma escalonada, até o dia 30 de novembro.

Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Uberlândia (MG), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Sobre a Aena Brasil

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Agora, a concessionária começa a assumir a gestão de 11 novos aeródromos no país: Congonhas (SP), Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais; e Marabá, Carajá, Santarém e Altamira, no Pará. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Espanhola Aena assume administração do aeroporto de Campo Grande, e Corumbá no dia 10 de novembro  

Aena assume administração do Aeroporto de Ponta Porã

Companhia espanhola Aena assume administração do Aeroporto Internacional de Corumbá

Aeroportos da Aena no Brasil têm oferta de 1,8 milhão de assentos no período de final de ano

Prefeito empossa membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Turismo

Aena apresenta projetos de melhorias dos aeroportos de Mato Grosso do Sul incluindo Corumbá

Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho

Gestão da Aena nos aeroportos de Ponta Porã e Corumbá completa um ano com diversas melhorias ao passageiro