Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cidade

Prefeitura vai implantar 18 usinas solares para gerar energia elétrica nos assentamentos

Essas usinas serão instaladas para atender os poços de água.

Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, vai implantar 18 usinas solares para geração de energia elétrica nos assentamentos da cidade. O processo de estudo técnico já começou e está sendo executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

“No dia 20 de setembro, véspera do aniversário de 246 anos de Corumbá, o extrato do contrato administrativo com o SENAI-MS foi publicado no Diário Oficial do Município. Após a conclusão dessa fase técnica, será aberto o processo licitatório”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.

“Essa parceria com o SENAI consiste na elaboração de projetos executivos e de documentos complementares, inclusive com memorial descritivo, além de apoio técnico específico na licitação para contratação desses serviços”, complementou o secretário.

O prefeito Marcelo Iunes destacou ainda que a parceria com a instituição se mantém também durante a execução da montagem das usinas. “Com certeza, será mais um passo muito importante para incentivar e ampliar a agricultura familiar em nossa região. É mais um compromisso nosso que vamos cumprir com as famílias dos assentamentos”, afirmou.

“A Prefeitura está apoiando as Associações dos Assentamentos para implantar essas usinas para os atender os poços de água. Hoje a conta de energia elétrica é um dos fatores que mais pesa para a produção local. Só nessa fase inicial, vamos investir R$ 78,8 mil reais de recursos próprios, além de deixar cerca de R$ 800 mil no orçamento de 2025 para instalação dessas 18 usinas”, completou o chefe do Executivo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Senai aponta benefícios de investir em energia solar com isenção fiscal para placas fotovoltaicas

Primeiro eletroposto de carga rápida do Estado é inaugurado na Cidade Universitária

Verde: 84,58% da energia elétrica de Mato Grosso do Sul vem de fontes renováveis

Nova usina fotovoltaica na Capital contribui com a política estadual de energia limpa e renovável

Estudo inédito traz panorama socioeconômico da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul