Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cidade

Sindicato Rural de Corumbá e parceiros promovem qualificação no campo e cidade

A iniciativa inclui programas de atendimento médico-hospitalar e odontológico.

Com o apoio da prefeitura, Sistema Famasul (Senar, Serviço Nacional de Aprendizado Rural) e outros parceiros, o Sindicato Rural de Corumbá ampliou este ano as ações de qualificação de mão-de-obra em várias especialidades para atender os produtores rurais e trabalhadores da cidade. A iniciativa inclui programas de atendimento médico-hospitalar e odontológico.

De janeiro a agosto, foram realizados 111 cursos nas áreas de promoção social, artesanato, confeitaria, educação ambiental no campo, formação profissional rural, administração da empresa rural, inclusão digital, aplicação de medicamentos em bovinos, doma racional e inseminação artificial. Está previsto um total de 185 cursos até o fim do ano.

“O nosso sindicato tem cumprido um papel importante nos últimos anos ao se alinhar ao Senar e a prefeitura de Corumbá no atendimento às demandas do campo e da cidade, quanto a capacitação dessa massa trabalhadora, criando um efeito multiplicador que beneficia os grandes e pequenos produtores e toda a cadeia da agricultura familiar”, destacou o presidente da entidade, pecuaristas Gilson de Barros.

Patrulha mecanizada

Os cursos e os demais programas oferecidos pelo Senar de forma gratuita, como o de assistência técnica gerencial, têm alcançado impactos positivos na pecuária pantaneira e com abrangência nos assentamentos rurais, comunidades ribeirinhas e colônias de pequenos produtores do Pantanal, avaliou o secretário executivo municipal de Produção Rural, Luciano Leite.

“O Sindicato Rural de Corumbá é um dos filiados da Famasul que mais atua nessa capacitação, ano a ano, e conta com a parceria da prefeitura, onde disponibilizamos duas patrulhas mecanizadas para reforma de pastagem e preparo da terra para produção de silagem e hortifrutigranjeiros. Essa parceria também nos coloca em destaque no Programa Agrinho”, completou.

Mais de mil alunos

Segundo levantamento do sindicato e do Senar, os cursos de qualificação realizados de janeiro a agosto contaram com a participação de 1.093 pessoas, com carga horária de 2.480 horas. O programa de assistência técnica e gerencial, no mesmo período, envolveu 450 grandes e pequenos produtores rurais nas áreas de preparo, piscicultura, pecuária, ovinocultura, hortifruti, agroindústria e bovino de leite e corte.

Os cursos realizados pelo Sindicato Rural de Corumbá contam ainda com o apoio do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Policia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Prevfogo, Cripam (Casa de Recuperação Infantil “Padre Antônio Muller”) e Apae.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Expedição revela avanços na verticalização da carne pantaneira em Mato Grosso do Sul

Com entrega de alimentos por agricultores familiares, dos assentamentos rurais, prefeito lança PAA

Prefeitura de Corumbá confirma apoio à Feapan, que ocorrerá em novembro

Produtores de MS e MT conhecem boas práticas de região que é referência em indicação geográfica

Boas práticas de manejo alavancam pecuária do Pantanal