CARTA ABERTA À DEPUTADA CAMILA JARA
Querida Camila,

Esta carta não é apenas para a Deputada Camila, é para a gigante Camila, essa jovem desassossegada que, a despeito das adversidades, não desiste da luta e, sobretudo, da Vida, que generosamente vem compartilhando com os segmentos mais humildes da população sul-mato-grossense há alguns anos. E vive a esperançar, nas palavras do também gigante Paulo Freire.
Talvez se pergunte “por que ‘gigante’?” É que a Vida nos dá desafios da dimensão de nossa própria magnitude. Só uma gigante pode receber, em meio a um mandato popular em tempos adversos, um desafio desses. A sua fibra, a sua fortaleza, é testada por impactos intensos e tensos porque sua têmpera é elevada.
Permita-nos a informalidade de tratá-la como uma das nossas, até porque, a despeito de seu mandato, legitimamente conquistado pela vontade soberana do eleitorado de Mato Grosso do Sul, Você vem trabalhando com as e os interlocutores do Movimento UFPantanal há um ano, praticamente desde o momento em que de um pequeno grupo de desassossegadas e desassossegados virou essa onda, esse processo também legítimo como a nossa democracia.
Aliás, alguns de nós conhecem seus pais, os queridos Gerson e Edna, desde antes de Você nascer, o que nos faz sentir ainda mais de perto essas “invertidas” que a Vida dá... Saiba que, além da admiração por sua garra e força interior que orienta a sua conduta como profissional, cidadã e parlamentar na Câmara Federal, temos uma profunda conexão com Você.
Tenha certeza, Camila, que tem, ainda que anonimamente — mas coletivamente —, uma corrente de vibrações positivas, de pensamento fraternal [talvez, por certo, maternal e paternal], de preces, orações e irradiações espirituais de todas as denominações e sem qualquer subalternização, por sua saúde física, mental e espiritual. Seu comportamento ousado e despretensioso por ter a essência juvenil nos faz vê-la como uma mensageira das boas-novas em tempos sombrios, daí porque sentimo-nos partícipes desta quadra em que o seu interior clama por energias e, na autenticidade de cidadãs e cidadãos do Movimento, nos sentimos conclamados a dizer-lhe quanto a estimamos, a admiramos e, sobretudo, somos sinceramente gratas e gratos por existir.
Partilhamos do mesmo sonho que motiva seu caminhar cidadão: somos todas e todos, a despeito de diferenças pessoais, profissionais, religiosas, ideológicas e até conceituais, sinceramente comprometidas e comprometidos com o bem-comum. O que nos move é algo que não tem dono, não tem preço, não tem valor pecuniário, e é do tamanho dos desafios que movem Você: a Universidade Federal do Pantanal, que Você apresentou, a pedido do Movimento UFPantanal, é prova de nossa identidade, de nossa afinidade, com Você e sua caminhada de esperançar.
Desde o recôndito paraíso chamado Pantanal, desde os mais diferentes municípios em que nos encontramos — seja Corumbá, Ladário, Miranda, Dourados, Campo Grande, Cáceres, Cuiabá, Uberaba, Bagé, Pelotas, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba ou mesmo além-fronteira nesta americalatinidade que irmana nossos povos —, receba nosso afetuoso e sincero abraço fraternal, maternal ou paternal. Temos, assim como Você, fé e esperança: somos, sobretudo, da Educação, portanto, praticamos o verbo transitivo direto, sempre direto, ESPERANÇAR!
Vida longa e muita saúde, querida Camila!
PS: E também um grande abraço a toda a sua querida Família, a começar pelos seus queridos Pais, Gerson e Edna.
Corumbá, Ladário, Miranda, Dourados, Campo Grande, Cáceres, Cuiabá, Uberaba, Bagé, Pelotas, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasil, América Latina, 6 de maio de 2025.
[Nomes de todas e todos os interlocutores do Movimento UFPantanal]