MOVIMENTO UFPANTANAL ENTREGA LEMBRANÇA A LULA; SEGUNDA FAZ REUNIÃO NO IFMS
Em Ribas do Rio Pardo comitiva de Lula recebe kit ‘Pantanal é Vida’ e carta pró-UFPantanal; segunda-feira, em Corumbá, movimento realizará reunião no auditório do Instituto Federal.

O Movimento UFPantanal, que articula setores da sociedade pela criação da Universidade Federal do Pantanal, realiza nesta segunda-feira, dia 9, a partir das 9 horas, no auditório do campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), reunião pública, tendo como anfitrião Dom Francesco Biasin, Administrador Apostólico da Diocese de Corumbá.
Além de membros de vários segmentos sociais, educacionais e econômicos, são esperadas autoridades e parlamentares para sensibilizar os atores políticos municipais, estaduais e federais. É a primeira reunião pública desde que a campanha foi lançada, em 31 de julho, quando da vinda do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Corumbá para lançar um conjunto de medidas contra os incêndios no Pantanal. O abaixo assinado pela UFPantanal já ganhou mais de sete mil signatários, em menos de três semanas de iniciada a campanha de coleta de assinaturas.
A UFPANTANAL E A COP DE BELÉM
Propondo o anúncio da criação da UFPantanal durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), como resposta estruturante para desafios do Bioma Pantanal e suas populações — carentes de iniciativas governamentais efetivas nos últimos anos —, no enfrentamento a eventos extremos, uma nova carta do Movimento UFPantanal ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi entregue pelo Professor Thiago Godoy à comitiva presidencial em Ribas do Rio Pardo. Com ela, o kit ‘Pantanal é Vida’, contendo camisetas com desenho da artista plástica Marlene Mourão, potes de mel escuro do Assentamento Taquaral premiado em certame nacional e uma imagem de Nossa Senhora do Pantanal —, na visita de Lula à inauguração de indústria de celulose.
Senhor Presidente,
Nós, representantes de instituições acadêmicas, lideranças comunitárias, organizações não governamentais e sociedade civil do Pantanal, reunidos no Movimento UFPantanal, temos a honra de nos dirigir, respeitosamente, a Vossa Excelência para ressaltar a importância da criação da Universidade Federal do Pantanal (UFPantanal), como uma ação estratégica do Governo Federal para o Bioma Pantanal, a ser anunciada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em novembro de 2025.
Uma universidade pública dedicada ao Pantanal será um pilar estratégico na articulação de esforços científicos, tecnológicos e sociais para preservar este patrimônio natural único e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. A UFPantanal terá o potencial de se consolidar como um centro de excelência em pesquisa sobre áreas úmidas, promovendo inovação e desenvolvendo soluções concretas para desafios ambientais. Além disso, a universidade fortalecerá políticas públicas de conservação, ao mesmo tempo que integrará saberes tradicionais e conhecimentos modernos técnico-científicos, criando um espaço de diálogo e colaboração que valorize a riqueza cultural e natural do Pantanal.
A COP 30, que ocorrerá na Amazônia, representa uma oportunidade histórica para reafirmar o compromisso do Brasil com a preservação ambiental e a justiça climática. A criação da UFPantanal poderá ser apresentada como uma das medidas emblemáticas de seu governo, demonstrando ao mundo a liderança brasileira de aliar educação, ciência e políticas públicas no combate às mudanças climáticas.
Senhor Presidente, a UFPantanal não será apenas mais uma universidade; será um marco transformador para o Pantanal e para o Brasil. Representará a concretização de um compromisso histórico de seus governos com a educação, a ciência, o desenvolvimento sustentável e a emersão da vida em regiões historicamente negligenciadas, ao mesmo tempo que se tornará um símbolo de esperança para a preservação ambiental e o progresso social. Esta iniciativa visionária irá além das demandas locais, posicionando o Brasil como um líder global em sustentabilidade e integração regional. Confiamos na sensibilidade e na visão transformadora de Vossa Excelência para tornar a UFPantanal uma realidade, deixando um legado inestimável para as futuras gerações e reafirmando o papel do Brasil como protagonista na preservação ambiental e na construção de uma América Latina mais unida. O Pantanal precisa do mundo, e o mundo precisa do Pantanal.Atenciosamente,
Trata-se de mais um passo na efetivação de estratégias de sensibilização e mobilização para a construção de universidade com sede em Corumbá, voltada para o conjunto de problemáticas da região.
Veja Também
Tribuna: Criação da Universidade do Pantanal impulsionará desenvolvimento à região
UFPANTANAL ROMPE A “BOLHA” E EMPREENDE NOVA FASE DE MOBILIZAÇÃO
UFPANTANAL GANHA APOIO DE LÍDERES COMUNITÁRIOS, PARLAMENTARES E PESQUISADORES EM MS