Corumbá, Quarta, 07 de Maio de 2025
Caio Bruno

UM ANO PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

|
Caio Bruno

Em 6 de outubro de 2024, ou seja, pouco menos de um ano, será realizado o 1º. Turno das eleições municipais que elegerão os novos prefeitos e vereadores dos 5568 municípios brasileiros.

Ao contrário do que muitos analistas políticos pensam, o processo eleitoral nem sempre reproduz ou antecipa o cenário nacional. Claro que em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, os pleitos são por vezes tomados por pautas federais, mas isso é a exceção e não a regra.

O que o eleitor das cidades quer em um pleito municipal é a solução para seus problemas mais próximos e imediatos. A ideologia não é o motivo maior de seu voto e sim se aquele candidato vai de alguma maneira transformar a sua vida e a de sua família para melhor sobre diversos aspectos. É a iluminação na rua para aumentar a segurança, o remédio no posto de saúde que ele tanto precisa, a escola do filho, a praça perto de casa para que possa aproveitar nos finais de semana e a melhora nas linhas de ônibus.

Por isso, os futuros candidatos nas eleições do ano que vem que tentarão à reeleição e também para os novatos é fundamental mais do que fazer o serviço é mostrar bem como ele é feito ou como se pretende fazer. Ou seja, é preciso pensar na comunicação.

Além de outros fatores como mobilização e reuniões uma postura forte e com planejamento de conteúdo nas redes sociais faz a diferença. É o que chamamos de construção de imagem e isso deve ser realizado não somente no período eleitoral, mas nos meses de aquecimento e pré-campanha. Demais ações de marketing também podem ser efetivadas como adesivos, folhetos e demais mídias, mas desde que no tempo adequado e seguindo a legislação eleitoral.

Uma frase muito comentada no meio político diz que no dia seguinte ao término de uma eleição já se começa a outra. E é verdade. Pode parecer que um ano é muito tempo, mas não é. O trabalho de comunicação deve ser iniciado o mais rápido possível para que os objetivos sejam bem sucedidos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sergio Massa e Javier Milei disputarão 2º turno da eleição presidencial da Argentina

40 ANOS DA NOVA REPÚBLICA: ELA AINDA EXISTE?

A COMUNICAÇÃO PASSOU NA JANELA. SÓ LULA NÃO VIU

GOOGLE PROÍBE IMPULSIONAMENTO POLÍTICO. QUAL O IMPACTO?