Corumbá, Segunda, 20 de Maio de 2024
Dilson Fonseca

VIAGEM DE TRÊS LAGOAS MS A IPORANGA SP (PETAR)

|
Dilson Fonseca
Fotos: Reprodução

O ciclista sul mato-grossense, Adalton Garcia (do Desafio 365 Bike), percorreu a distância de 1.688 km (ida e volta), entre as cidades de Três Lagoas MS e Iporanga SP (PETAR Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) nos dias 13 a 24 de janeiro de 2024. O percurso faz parte dos treinos realizado pelo atleta, que tem por objetivo atravessar o deserto do Atacama (deserto de sal) no Chile, através do interior do país até o oceano pacífico sul.

A princípio o cronograma da viagem entre paradas, descanso e alimentação estava previsto para 8 dias, no entanto os percalços do caminho fizeram com que o ciclista aumentasse o período da viagem. “Gente, não quero dar desculpas, (risos) mas desde o primeiro dia de viagem foram mais de 80 horas de chuva no lombo, e isso acabou atrapalhando o trajeto” disse o atleta.
“Preparei tudo, avaliei os trajetos e combinei as paradas, mas ao decorrer da ida os imprevistos se desdobraram em outros problemas. A BIKE danificou o sistema de transmissão, e tive que fazer cerca de 250 km com apenas 4 combinações de câmbio, e altimetria batendo a casa dos 1500 metros” afirmou Adalton.

Segundo ele, o sistema composto pelo macaquinho e a aranha, travaram as passagens de marcha fazendo com que o equipamento quebrasse e emperrasse a roda traseira. “Quando isso aconteceu eu fiquei totalmente a pé, pedi carona na rodovia e uma camionete que transportava tomates me deu apoio até a cidade de APIAÍ SP um trecho de 28 km, onde consegui fazer a manutenção e seguir viagem”. “Quando vi a bike descendo do carro, fiquei sem acreditar, porque observei que os alforjes estavam muito pesados, mas por incrível que parece não foi esse o motivo da quebra da peça, foi mesmo desgaste por conta do excesso de água e raspagem” concluiu o mecânico Marcos de Apiaí SP.

 “A viagem nos traz grandes conquistas, e é possível fazer amizades e levá ls para o resto da vida, como é o caso dessas pessoas que de várias formas puderam me ajudar, sou muito grato ao Gaúcho de Guareí SP, que me apoiou oferecendo alimentação e pouso. O que posso falar do Marcos de Apiaí SP, que parou tudo o que estava fazendo para dar atenção a minha bike e trocando a peça para que eu pudesse continuar a viagem. E o Rodrigo de Guapiara SP, que além de dar a carona com a bike por cima dos tomates, me deixou dentro da bicicletaria. E, por fim o Pedrinho do bairro Serra de Iporanga SP, que me recebeu em sua casa, dando pouso e alimentação. Como poderemos esquecer dessas pessoas”, relata o ciclista.

Mesmo com três dias de atraso, e salvo os perrengues da viagem, segundo Adalton Garcia a viagem valeu a pena, pois o atleta está em forma e com grande vigor físico, preparado para o grande desafio de novembro. “Esta será a minha terceira tentativa de fazer a travessia do deserto do Atacama, não sei se vocês estão lembrados em 2022 na reta final dos treinos eu cai e me machuquei muito ao ponto de ficar internado na Santa Casa, em 2023 tive dificuldades com Covid 19 e acarretada por diabetes, hoje me preparo para outra tentativa 2024 será o divisor de água, espero conseguir dessa vez” concluiu o atleta.

Não perdemos a oportunidade e conversamos com o senhor Rodrigo que nos relatou a experiência de ter ajudado Adalton. “Então eu estava indo a cidade de Apiai a trabalho com carro buscar tomate lá.  Aonde na estrada avistei um homem que estava parado com.sua bicicleta onde ele me deu a mão pedindo ajuda. Aí eu não pensei duas vezes em ajudá-lo mesmo nunca tendo visto. Parei conversamos e a bicicleta dele não dava pra arrumar ali mesmo, aí agente carregou a bicicleta dele no carro e levei até a Cidade que estava a uns 25 km ainda pra ele chegar . Aí levei até a bicicletaria aí ele arrumou a sua bicicleta e conseguiu seguir sua viagem. E com isso na viagem agente foi conversando e ele é uma pessoa incrível agente se fala sempre que dá...” Além da aventura de estar numa bicicleta no caminho pessoas de coração bom sempre ajudam e isso com certeza faz com a busca pelo objetivo seje casa vez maior.

SIGA-NOS NO

Veja Também

VIDA PESSOAL DE MANOEL DE BARROS

INSOLAÇÃO

MERCADO MUNICIPAL CAMPO GRANDE

HÉLINHO O JUSTICEIRO MAIS NOVO DO BRASIL