BATALHA DE KARAMEH
21 de março 1968, no reino da Jordânia, Oriente Médio, uma batalha que durou apenas um dia iniciou grandes mudanças no curso da história moderna. Nessa luta Yasser Arafat comandou menos de trezentos guerrilheiros palestinos, contra tanques e paraquedistas do poderoso exército israelense.
Os amigos insistiram para que não lutasse e fugisse, argumentando que essa resistência apenas causaria sua morte ou captura. Mas ele permaneceu, e sua obstinada coragem tornou-o o novo herói dos árabes e o líder do povo palestino.
Essa aldeia localiza-se ao norte do mar morto, 40 quilômetros a oeste de Amman, a capital da Jordânia Os guerrilheiros palestinos (fedayin) infiltravam-se pela fronteira israelense e colocavam bombas e minas em estações de energia elétrica, postos militares ou bombas de irrigação.
Ao tentar passar o Rio Jordão, o exército israelense foi recebido pela defesa palestina. Uma defesa não esperada pelo exército israelense. Os guerrilheiros palestinos, obrigaram a máquina de guerra israelense a recuar. Só ouvia gritos e choros dos soldados israelenses, eles fugiram, deixando tanques de guerra pra trás.
Os guerrilheiros palestinos conseguiram capturar tanques de guerra israelenses, que foram colocados à disposição da comunidade palestina e jordaniana na esplanada de ALHASHEMIA, em Amnan. Eu cheguei a ver esses tanques, e os sodados israelenses carbonizados. A batalha de karameh, foi a maior vitória palestina contra Israel.
Com muito orgulho eu como palestino, lembro essa grande vitória palestina, porque eu estava lá.