AS DENOMINAÇÕES DAS GRANDES TORCIDAS...
São criadas nas arquibancadas dos estádios dado a rivalidade que existe entre elas, por exemplo, o Vasco da Gama sofre várias denominações por parte da torcida do Flamengo, o que inicialmente era “o mascote mais popular do Vasco foi criado pelo cartunista Henfil, na década de 60, para o Jornal dos Sports: um português de bigode e camisa do Vasco. Henfil apelidou seu personagem de “Bacalhau”, em alusão às ligações entre Vasco e Portugal.”, depois os Flamenguistas passa a chamar a torcida do Vasco da Gama: Vice da Gama, entre outros adjetivos, porém a resposta veio das arquibancadas, com Cheirinho e Mulambo, além do tradicional urubuzada, que caracteriza bem a torcida do Flamengo. Alguns torcedores do Flamengo não gosta do carinhoso “Mulambos”, acham pejorativo ou racista, mas se surgiu da arquibancada teve logicamente a resposta diante das excessivas provocações que eles próprios iniciaram ainda quando o Maracanã tinha a Geral, velhos tempos de um futebol vibrante que ficou nos anais do futebol carioca.
Logo, torcedores arquirrivais começaram a chamar os flamenguistas de mulambos, fazendo alusão a essa segunda ordem. Porém, com a popularização do uso, esse termo passou a indexar apenas torcedores rubro-negros, criando uma terceira ordem indexical, que, em alguns contextos, como o futebolístico, se sobrepõe às outras.
Apesar de muitos entenderem como ofensa e julgamento serem chamados de mulambos, parte da torcida rubro-negra acolheu de forma orgulhosa o termo mulambo, como uma atitude de resistência, assim como a história do mascote da equipe.
MORRE O PADRE HIATA EM CAMPO GRANDE...
Acompanhei o crescimento deste jovem que hoje partiu para o Pai, como Coroinha, Acolito, Seminarista, Diácono e a sua Ordenação como Padre, um longo e difícil caminho seguido, a Diocese de Santa Cruz de Corumbá anunciou nesta Sexta-feira 30, um Sacerdote que vinha realizando um excelente trabalho em seu pastoreio como Pároco da Paróquia de São José Operário, momento difícil para uma Comunidade, para uma Cidade que se curva diante de tão grande perda, que Deus na sua Infinita Misericórdia, possa acolher a Boníssima Alma do Padre Hiata que teve uma brevidade para nós, mas Deus o levou para o seu plano superior, que seja luz para os Fiéis, Família e toda a Diocese de Corumbá. Descanse em Paz!
JOÃO GARCIA SERÁ O INDICADO PARA ASSUMIR A FFMS
Pouco mais de três meses após despacho que concedeu liberdade a Francisco Cezário, de 78 anos, o presidente afastado da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) foi preso novamente pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã de ontem, por criar uma “federação paralela” para seguir no controle.
Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o motivo da prisão foi a descoberta do Gaeco de que o presidente afastado continuava a participar, nos bastidores, dos rumos da FFMS, reunindo-se em sua residência com presidentes de clubes e dirigentes esportivos.
Além dessa influência no futebol do Estado, que, segundo o MPMS, Francisco Cezário mesmo afastado de suas obrigações como presidente da entidade, o ex-dirigente conseguia acompanhar de perto as reuniões que ocorriam no âmbito da FFMS.
Investigado e preso na Operação Cartão Vermelho, deflagrada em maio deste ano, Francisco Cezário teve uma liminar aprovada concedendo sua liberdade da prisão no dia 6 de junho, 15 dias depois da operação.