Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Rosildo Barcellos

DIA DA POESIA

|
Rosildo Barcellos

Em minha canoa singrando o Rio Paraguai
Sou audaz vaqueiro
Peão, Canoeiro, Pescador
Minha vida é sonhar
Curtir, Imaginar, um paraíso
Do teu sorriso
E a tarde finda
Com o céu vermelho
E os pássaros no ar.
Eu canto
Sou Menestrel Pantaneiro.  

MENESTREL PANTANEIRO : Benedito Carlos Gonçalves de Lima

O Dia Nacional da Poesia era comemorado em 14 de março, no aniversário do poeta lírico e épico, Castro Alves. Com textos que criticavam a situação a qual os afrodescendentes eram submetidos, Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”. Um de seus mais famosos poemas foi “Navio Negreiro”, Referia-se às condições de sofrimento durante o transporte dos escravos, além de detalhes de suas vidas, manifestando sua opinião contra esses atos de maus tratos.

Infelizmente, o poeta faleceu muito cedo, em 1871, mas deixou obras importantíssimas para a história da literatura brasileira. Em sua vida, fez amizade com Ruy Barbosa, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Castro, teve seu talento reconhecido e teve a cadeira 7 nominada em sua homenagem. Entretanto, desde 2015, foi sancionada a lei nº 13.131, que mudou a data do dia nacional da poesia para a que se comemora o aniversário do poeta mineiro, Carlos Drummond de Andrade, ou seja, no dia 31 de outubro. 
 A poesia reafirma a nossa humanidade comum, revelando-nos que os indivíduos, em todos os lugares do mundo, compartilham as mesmas perguntas e sentimentos quanto à vida. A poesia é a base da tradição oral e, ao longo dos séculos, pode comunicar os valores mais profundos de diversas culturas.

Ao celebrar o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, a UNESCO reconhece a capacidade única da poesia de capturar o espírito criativo da mente humana. Uma forte aliada do entendimento entre os povos. Uma impulsora da paz e do diálogo foi assim que a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, definiu a poesia. Segundo a Unesco, os versos reafirmam a humanidade e mostram que pessoas em todas as partes do mundo têm os mesmos anseios, compartilham dos mesmos sentimentos e questões.

A decisão de proclamar o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia foi adotada durante a 30ª sessão da UNESCO, realizada em Paris em 1999. Resumindo, há “Dia da Poesia” municipais, estaduais, nacional e mundial. Mas sinceramente todo dia é dia de poesia. Poesia não rima com guerra, com separação e muito menos com tristeza. Um dos principais objetivos do Dia é apoiar a diversidade linguística por meio da expressão poética e oferecer às línguas ameaçadas a oportunidade de serem ouvidas em suas comunidades. A observância do Dia Mundial da Poesia também encoraja um retorno à tradição oral dos recitais de poesia, promover o ensino da poesia, restabelecer um diálogo entre a poesia e as outras artes, como teatro, dança, música e pintura, e apoiar pequenos editores e criar uma imagem atraente da poesia na mídia, para que a arte da poesia não seja mais considerada uma forma ultrapassada de arte, mas que permita à sociedade como um todo recuperar e afirmar sua identidade. Afinal, poesia é como pão de cada dia, nunca deve faltar, esse alimento que sustenta nossa alma com magia e que contagia é fundamental pra quem vive dela a suspirar!
Articulista. laureado com a Comenda Germano Carretoni. Grupo ALEC

SIGA-NOS NO

Veja Também

No Dia Mundial da Poesia, autores falam sobre a valorização do gênero literário em Mato Grosso do Sul

REVIVA 14

TOMBADOS MAS NÃO CAÍDOS, MUITO MENOS ESQUECIDOS!

A CORAGEM DE SER VERDADEIRAMENTE MULHER