Artesanato de MS comercializa mais de R$ 90 mil na Feiarte, em Curitiba
Pela primeira vez a participação de Mato Grosso do Sul na Feiarte é 100% investimento da Fundação de Cultura de MS.

Artesãos de Mato Grosso do Sul Participaram da FEIARTE - Feira Internacional de Artesanato que existe há mais de 40 anos em Curitiba. O evento aconteceu de 21 de abril a 01 de maio, com um público de 32 mil pessoas, o stand de MS comercializou R$ 92.500,00. Pela primeira vez a participação de Mato Grosso do Sul na Feiarte é 100% investimento da Fundação de Cultura de MS: a compra do estande, o transporte das peças e a seleção dos artesãos e entidades participantes.
Para a Gerente de Atividades Artesanais da FCMS Katienka Klain, “essa é a primeira vez que nosso estado participa da Feiarte e o saldo final de vendas, levando em conta que a feira é toda comercializada no varejo, foi muito bom pra uma estreia, esperamos participar novamente em 2024, com mais peças e mais artesãos. A artesã Alice Sales Trouy, da Artems ficou empolgada com a participação na feira, “Estamos vendendo bem e estamos maravilhados com a feira e a minha arte foi muito bem aceita e desejamos voltar o ano que vem”.
A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais levou mais de duas mil peças para a Feira, produzidas com os recursos naturais abundantes em nossa região, como madeira, fibras vegetais, cerâmica, sementes e raízes. Selecionados por edital, participaram da feira a artesã Jane Clara Arguello e as entidades Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares do MS – Proart/MS; União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul – Uneart/MS; Casa do Artesão de Aquidauana/Delegacia Sindical dos Artesãos de Aquidauana; Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul – Artems e Associação de Microempreendedores Individuais – AME.
O artesanato de MS retrata costumes, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas, ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.
A participação na FEIARTE foi muito importante para levar o artesanato de MS até Curitiba, reconheceu o diretor presidente da FCMS, Max de Freitas, “Fizemos um esforço coletivo entre Governo de MS e Fundação de Cultura para custear essa participação pois sabemos da importância do artesanato enquanto produto de alta qualidade de MS, as peças são lindas, feitas por profissionais e o volume de vendas prova que estamos no caminho certo, incentivar nossos saberes gera emprego, renda e abre fronteiras aos nossos artesãos e artistas”.
A próxima feira onde os artesãos de MS terão a oportunidade de comercializar seus produtos será na FEICARTES que acontecerá de 20 a 28 de maio no Centrosul, em Florianópolis.
Veja Também
Divulgados os selecionados para participar da Feira de Artesanato em Curitiba
Governo de MS publica nova portaria com nivelamento de cachets para artistas regionais