“Beethoven Enxergou o Luar” marca nova fase do Defensor Público André Naves como escritor de crônicas do cotidiano
O livro chega ao público pelo selo Contra o Vento, da editora Fonte Editorial e está disponível na Amazon e, também, nas livrarias de todo o país.
Com uma escrita leve e contemplativa, o autor convida o leitor a uma pausa necessária na rotina para refletir sobre a beleza do dia a dia, a partir de meditações inspiradas na arte e na música — especialmente na sensibilidade de Beethoven e sua icônica “Sonata ao Luar”.
A obra é composta por 192 páginas de textos breves que abordam temas como serenidade, propósito, equilíbrio emocional e espiritualidade. O escritor percorre com delicadeza os espaços entre um pensamento e outro, entre o café, o bolo de fubá e a tarde que se despede. Cada texto é um mergulho em fragmentos do cotidiano — aqueles momentos aparentemente banais, mas que, sob o olhar atento e sensível do autor, revelam profundidades inesperadas.
“O livro é um convite à escuta interior. A arte tem o poder de nos devolver à nossa essência, e é isso que busquei provocar com estas meditações”, afirma André Naves.
Sensibilidade e profundidade com base humanista
Reconhecido nacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs), André Naves mescla sua formação em Direito, Economia e Ciência Política com um olhar poético sobre a vida. Em Beethoven Enxergou o Luar, ele aprofunda sua trajetória como escritor, agora voltado à filosofia cotidiana e ao bem-estar integral.
O novo livro sucede Caminho: a beleza é enxergar, lançado em agosto de 2023, que narra sua história de luta e superação após um grave acidente automobilístico que sofreu no ano 2000. A obra, além de emocionar o público, destinou 100% de sua renda a instituições sociais. E, mais uma vez, todo o rendimento proveniente das vendas deste segundo livro também será doado para instituições que promovem a inclusão social, apoiando a filantropia e a cultura de doar.
Sobre o autor
André Naves é Defensor Público Federal, graduado em Direito pela USP, mestre em Economia Política (PUC-SP), doutor em Economia (Princeton) e Cientista Político (Hillsdale College). Especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social, é também Conselheiro do Chaverim – grupo de assistência a pessoas com deficiência intelectual e psicossocial localizado em São Paulo –; além de atuar em diversas frentes sociais e institucionais de promoção da equidade.
Título: Beethoven Enxergou o Luar – Meditações Para Viver Bem!
Autor: André Naves
Editora: Contra o Vento
Formato: Capa comum (14 x 21 cm)
Páginas: 192
Preço: R$ 74,90
Veja Também
Com história emocionante, livro “Palavras Aquareladas” será lançado neste sábado
SEMED recebe doação de livros sobre o Banho de São João de Corumbá para uso em sala de aula
Aos 69 anos, Idroaldo realiza sonho antigo de publicar seu primeiro livro
V Felit confirmou Dourados como ponto de referência cultural