Blocos oficiais levam alegria; irreverência e homenagens em desfiles na Passarela do Samba
Um grande público, nas arquibancadas, acompanhou mais de 6 mil foliões que cruzaram a Passarela do Samba entre a noite de sábado

Mais de 6 mil foliões cruzaram a Passarela do Samba entre a noite de sábado, 18, e a madrugada deste domingo, 19 de fevereiro, durante os desfiles dos 11 blocos filiados à Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (LIBLOCC). Um grande público, nas arquibancadas, acompanhou a festa aberta pela apresentação da Corte de Momo.
Primeiro a desfilar, o bloco ‘Os Intocáveis’ levou para a Avenida o enredo “Os Peladeiros”. Fundada em 1994, a agremiação homenageou a cultura do povo corumbaense que respira o futebol nos tradicionais campos de pelada da região pantaneira em seu momento de lazer.
“Dona Luísa Martins. A CRIPAM Agradece!!” foi o enredo do ‘Flor de Abacate’. Segundo a desfilar neste sábado, mostrou o trabalho social da empresária, que à frente da CRIPAM e CAIJI desenvolve papel importante para a comunidade carente corumbaense.
O ‘Praia, Bola e Cerveja’ cantou a trajetória do empresário William Duarte. O enredo “O Bloco do William é Só Emoção” contou na Passarela do Samba a trajetória do empresário “nascido no Portal do Pantanal” que a paixão pela escrita o tornou educador e hoje “é um vendedor de emoções”, como diz a letra do samba da agremiação.
Com 550 componentes, o ‘Afro Samba Reggae’ trouxe a alegria dos palhaços para a General Rondon e lembrou que na Idade Média, os palhaços tinham a função de bobos da Corte e atualmente são responsáveis por levar o sorriso para as crianças.
Quinto a entrar na Passarela do Samba, o bloco ‘Bola Preta’ teve “Corumbá e Seus Encantos” como enredo. No desfile mostrou pontos turísticos e históricos da Cidade Branca e relembrou o “passado glorioso do comércio”, quando o município tinha “o terceiro maior porto fluvial da América Latina”.
“A Vida é Arte, a Arte é Vida 18 Anos. Viva o Moinho Cultural” foi o tema do desfile da ‘Águia da Vila’. Nesta homenagem a agremiação exaltou a maioridade do Moinho cantando: “nasceu a arte em frente ao Pantanal, tem sinfonia no Moinho Cultural. Ver o sorriso das crianças, só felicidade. Transformando vidas na cidade”.
Atual campeão, o bloco ‘Oliveira Somos Nós’ desfilou com 800 componentes defendendo o enredo “A Alegria da Criança é pegar Bala e Bombom No dia de Cosme e Damião”. A agremiação lembrou a festa tradicional em Corumbá em que devotos dos distribuem doces para as crianças, que tomam as ruas da cidade.
O ‘Vitória Régia’ homenageou a empresária Simone Panovitch, defensora da causa animal e devota de São Francisco de Assis. O enredo do bloco foi “Simone Panovitch em Defesa dos Animais” e contou também que ela mantém projeto de distribuição de mudas de árvores nativas para a população.
Antepenúltimo a se apresentar na Avenida, o ‘Arthur Marinho’ defendeu o enredo “Professor Hesley Santana: o menino de fé, da cidadania, da educação e da folia”. Seus 700 integrantes cantaram forte um dos refrões do samba: “Professor Hesley Santana sua história é de luta garra e devoção”.
“Cacilda - A Lenda da Negritude do Coração do Pantanal” foi o tema do bloco ‘Nação Zumbi’. Seus 1.000 componentes contaram na General Rondon a história da lendária mãe de santo de Corumbá, cuja fama rompeu os limites geográficos corumbaenses. Trecho do samba-enredo dizia: “Rufa atabaque, toca tambor (Cacilda!). Nação Zumbi é chão de terreiro (na Ginga). O canto da gente é o canto negro (na gira!). A crença é caridade e amor”.
O ‘Clube dos Sem’, vice-campeão em 2022, encerrou o desfile dos blocos oficiais de Corumbá. Os 700 foliões cantaram o enredo “Clube dos Sem no Pantanal”.
O 'Carnaval da Alegria no Coração do Pantanal’ é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS). O apoio cultural é da Ala Telecom.
Veja Também
Carnaval 2023: abertas inscrições para barracas; ambulantes; bares e food trucks
Com 11 composições, Concurso de Marchinhas carnavalescas acontece 6ª no Jardim da Independência
Concurso de Marchinhas reforça tradição popular do carnaval de Corumbá
Carnaval da Alegria no Coração do Pantanal é lançado em Campo Grande
Em 1ª noite de Ensaio Técnico, escolas de samba fazem últimos acertos para desfiles
Corumbá do Amanhã prova que tradição do Carnaval corumbaense está garantida
Com 23 participantes, Concurso de Fantasias acontece amanhã no ginásio do Corumbaense
Foliões ignoram chuva e mantém tradição do bloco Sandálias de Frei Mariano
Carnaval: com 23 participantes, Concurso de Fantasias acontece hoje no Corumbaense
Em noite de gala, Desfile de Fantasias premia criatividade e requinte de carnavalescos
Cantora Gilmelândia é atração nacional de hoje na Avenida
Nesse sábado, 11 blocos oficiais desfilam na "Passarela do Samba"
O melhor Carnaval do Centro-Oeste!
Crianças se divertem no Carnaval da Alegria no Coração do Pantanal
Vai cair no bloquinho? Não se esqueça, faça sexo seguro e use camisinha
Caprichosos de Corumbá abre noite de desfiles cantando a história e força de Xangô
Mocidade da Nova Corumbá exalta a força do amor na luta entre o bem e o mal
Com História da Minha História Império do Morro revive 65 anos de Avenida
Com histórias e mistérios do Egito, Marquês de Sapucaí exalta rainha Cleópatra em desfile
Acadêmicos do Pantanal encerra 1ª noite de desfiles brincando com signos do zodíaco
Universo lúdico do circo é tema do desfile da Estação Primeira do Pantanal
Segunda a desfilar, Imperatriz Corumbaense conta trajetória de ortopedista sul-mato-grossense
Unidos da Major Gama homenageia Dourados em desfile na Passarela do Samba
A Pesada cantou a doçura das crianças com homenagem a São Cosme e São Damião
Vila Mamona encerra desfiles com exaltação ao professor e historiador Aziss Iunes
Em primeiro desfile na Avenida, Corumbá do Amanhã mostra futuro do carnaval corumbaense
Carnaval de Corumbá chega ao fim com desfile cultural e show de pagode do Kamisa 10
Nova Corumbá, Nação Zumbi e Cravo Vermelho são os campeões do Carnaval de Corumbá 2023
Blocos oficiais levam alegria e homenagens em desfiles na Passarela do Samba em Corumbá
Nação Zumbi é o bloco oficial campeão do Carnaval de Corumbá 2024