Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cultura

Caprichosos de Corumbá leva Zé Pelintra para avenida e o lado bom da malandragem

O enredo “Salve Zé, salve os malandros e salve a malandragem” pôs por terra a ideia que malandro e maldade são sinônimos.

Fotos: Gisele Ribeiro/PMC

O desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Corumbá desmistificou, na avenida General Rondon, a figura do a Zé Pelintra, entidade espiritual muito conhecida nas tradições afro-brasileira. O enredo “Salve Zé, salve os malandros e salve a malandragem” pôs por terra a ideia que malandro e maldade são sinônimos.

Apresentado pelos 650 componentes, em 13 alas, Zé Pelintra é chamado de Malandro "por ser esperto como um tigre, astuto como um águia, sagaz como uma coruja e ágil como uma serpente". É dono de espírito humilde, de bondade e alegria no seu modo de ser por gostar da boemia, da vida noturna, da malandragem e ser apaixonado por bares, jogos e disputas. Pelintra teve vida de sofrimento. Como muitos brasileiros, teve sua dignidade colocada à prova. Mas, deixou esta vida sem rancores e, após sua morte, teve elevação espiritual.

De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.

O Carnaval de Corumbá 2024 - 'Pantanal é a Passarela do Samba e da Alegria' é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Corumbá reconhece Carnaval Pluricultural Fronteiriço em programação oficial

Homenageado no Carnaval de Corumbá, Almir Sater divulga nota

Marquês de Sapucaí abre desfile das escolas da samba exaltando bravura do povo Guaicuru

Com homenagem a Almir Sater, Mocidade da Nova Corumbá busca o tricampeonato seguido

São João, festa popular mais tradicional de Corumbá, ganha Avenida com Acadêmicos do Pantanal

Primeira a desfilar, Imperatriz Corumbaense faz emocionada homenagem a carnavalesco

Vila Mamona espalha alegria, felicidade e esperança com perfume das flores