Festeiros de São João serão certificados nesta segunda-feira, às 18h, no SENAC
O evento começa às 18 horas no Auditório do SENAC, localizado na rua América, número 438 – Centro.
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realizam nesta segunda-feira, 20 de junho, a entrega dos certificados a quase 100 festeiros de São João.
O evento começa às 18 horas no Auditório do SENAC, localizado na rua América, número 438 – Centro. Ainda durante a solenidade, será apresentado o documentário “Banho de São João – nas águas do Rio Paraguai”.
A aprovação do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aconteceu em maio de 2021, durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O pedido inicial foi realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá e a partir daí uma série de estudos, pesquisas, festejos, interações, entrevistas, coleta de materiais e cooperação geral, envolvendo o próprio Iphan, Prefeitura Municipal de Corumbá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Municipal de Políticas Culturais, entre outros.
Os primeiros registros do Banho de São João em Corumbá e Ladário são datados do final do século XIX em jornais da época que já relatavam a forma singular dos festejos juninos nas duas cidades pantaneiras.
Estudiosos afirmam que os festejos reúnem uma miscelânea de influências de povos, entre eles, os árabes e portugueses. Também marcam os festejos, o sincretismo religioso, sobretudo entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas.
Veja Também
Banho de São João é importante instrumento para desenvolvimento do município, diz prefeito
Arraial do Banho de São João tem famílias de festeiros como as maiores protagonistas
Homenagem ao professor Carlos Augusto Espíndola
Fórum Municipal de Religiões de Matrizes Africanas exalta respeito à liberdade religiosa