Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cultura

Homenagem ao professor Carlos Augusto Espíndola

Um dos precursores da elaboração do dossiê que fundamentou o início do processo de registro do Banho de São João, hoje, Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

Fotos: Arquivo/FCPH

 A vida é feita de encontros e desencontros, de chegadas e partidas, e na vida vamos enfrentar muitas despedidas. Por mais que doa dizer adeus, é preciso saber que a morte um dia chega para todos.

E quanto mais nos tornamos conscientes da morte, mais devemos saber viver a vida, e saber superar as dores do adeus para seguir em frente. Da morte ninguém pode fugir, mas a vida sempre continua para alguém.

Viver é um mistério que se revela aos poucos, e a morte é o grande mistério que só se revela com o fim da vida. Cabe a quem fica após a morte de um ente amado ou amigo querido, resignar-se diante daquilo que é inevitável para todos. Resta-nos rezar e pedir paz para quem fica e para quem vai.

Hoje dizemos adeus, amanhã outros se despedirão de nós. Façamos o nosso tempo de vida valer a pena! Que mesmo com as nossas dores, saudades e tristezas, possamos ser felizes, ser fortes e adquirir sabedoria.

Há muitos sonhos a serem realizados, há muitos caminhos a trilhar. Podemos dizer adeus, mas carregar para sempre em nossos corações o amor daqueles que conosco viveram.

Dizer adeus é trocar as expectativas e as possibilidades do futuro pelo passado. É perder o presente e o futuro, e ficar com a história e memória de quem partiu. É perder a presença e ficar com a ausência e a saudade.

Por isso é tão difícil dizer adeus. Mas é preciso transformar a memória e a saudade em um sentimento vivo e sereno, e não triste e pesado. Viver em estado de dor, não traz ninguém de volta à vida. Saibamos viver o luto, mas também a hora de voltar a lutar pela vida.

Nesta noite e com o sentimento de gratidão, oferecemos essa singela homenagem ao Servidor e amigo CARLOS AUGUSTO ESPÍNDOLA

Especialmente por ser um dos precursores da elaboração do dossiê que fundamentou o início do processo de registro do Banho de São João, hoje, Patrimônio Imaterial do Brasil. 

Aos amigos e familiares, que a história do Professor Carlos sirva de incentivo para que cada vez mais lutemos pelas bandeiras do desenvolvimento da nossa cultura e turismo, estas as quais defendeu bravamente.      

Equipe da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, homenagem durante o lançamento do Arraial do Banho de São João de Corumbá.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeito anuncia programação do Arraial do Banho de São João nesta terça-feira, no Porto Geral

Banho de São João é importante instrumento para desenvolvimento do município, diz prefeito

Arraial do Banho de São João tem famílias de festeiros como as maiores protagonistas

O RESGATE CULTURAL EM CORUMBÁ

Governo de MS sanciona lei do Dia Estadual do Artista Visual

Festeiros de São João serão certificados nesta segunda-feira, às 18h, no SENAC

Festeiros de São João recebem certificado de agente cultural municipal

Reconhecido nacionalmente, São João de Corumbá começa hoje com show nacional e várias novidades

Concurso de Andores fortalece tradição e renova fé em São João Batista

Patrimônio Cultural do Brasil, Arraial do Banho de São João destaca protagonismo de festeiros

Abertas as inscrições para oficinas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Corumbá do Amanhã

Prefeito descerra placa que dá nome de professor a auditório do Centro de Convenções