Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cultura

Iniciativa AquaREla Pantanal integra exposição durante a 21ª Semana Nacional de Museus

Registros do fogo e do trabalho de restauração ecológica estarão dispostos na linguagem audiovisual .

Foto: Jeferson Prado

Os impactos das queimadas que assolaram o Pantanal, principalmente em 2020, é tema da Exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” e conta com fotografias de alta sensibilidade e registros em vídeo do Centro de Proteção Ambiental, material dos Bombeiros/Brigadistas que combateram os incêndios, bem como imagens do trabalho de recuperação ambiental desenvolvido pela AquaREla Pantanal, coordenado pelas organizações Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) e Wetlands International Brasil, contando com importantes parceiros.

A Mostra acontece entre os dias 20 e 31 de maio, no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), e integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus.

A Semana Brasileira de Museus é realizada anualmente em todo Brasil e esse ano tem como propósito  apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

A participação da Iniciativa AquaREla Pantanal destaca as ações desenvolvidas pelo projeto “Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras: beneficiando água, solo, peixes e populações do entorno da RPPN Sesc Pantanal” e pelo “Programa Corredor Azul”, que conta com a participação decisiva das comunidades da região para produção de mudas nativas e plantios nas áreas de restauração do Pantanal.

De acordo com o gestor da Iniciativa, Rosan Fernandes, essa é a primeira vez que a AquaREla Pantanal integra uma mostra deste porte: “A participação em uma exposição desta magnitude, junto ao MIS e ao Corpo de Bombeiros, até então inédita para iniciativa AquaREla Pantanal, é uma imensa vitrine para que a sociedade reconheça a forma de trabalho empolgante e os resultados admiráveis da participação de comunidades tradicionais pantaneiras na recuperação de parte do que que foi perdido do bioma, uma aliança entre a força humana e a natureza”, acredita.

Recentemente, a Iniciativa foi vencedora do XII Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na categoria “Melhor Exemplo de Mobilização Social”, promovido pela revista Sou Ecológico, concorrendo com projetos de todas as regiões do Brasil.

Foto: Carol Brenk

Susana Barbosa, uma das curadoras da Mostra e colaboradora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, destaca a importância dos registros no que tange a problemática que assolou o Bioma. “Enquanto criávamos a exposição, ficou evidente para nós que não poderíamos falar do Pantanal sem falar dos problemas recentes de queimadas e das ações de recuperação deste incrível bioma”, afirma.

Mais sobre a AquaREla Pantanal

A Iniciativa é um trabalho construído no coletivo que envolve a Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, a Wetlands International Brasil, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU/UFMT).

É financiada pelo: 1) Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as agências Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como implementador e o Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) como executor; 2) DoB Ecology via Programa Corredor Azul da Wetlands International.

Também na Exposição

No cinema será apresentado o documentário Planuras (2014), do diretor Maurício Copetti. O filme apresenta a paisagem pantaneira e sua composição: seu humor climático, seus sons, suas cores, sua cosmologia e as pessoas que estão integradas nela. Sobre a música, o museu reuniu itens de seu acervo que tem temáticas como o meio ambiente, a destruição causada pela humanidade e a importância da preservação.

Serviço:

Horários: Visitação gratuita de segunda a sexta das 7h30 às 17h30 e sábado das 8h às 17h.

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS, Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar

Mais informações e agendamentos de grupos organizados: 67 33169178

SIGA-NOS NO

Veja Também

Conceito de “Territórios Indígenas e Áreas Conservadas por Comunidades Locais (TICCAs)” será debatido em evento nesta semana

Em Brasília, lideranças Kadiwéu participam de curso de monitoramento via satélite de terras indígenas

Iniciativa Aquarela Pantanal recebe prêmio de melhor exemplo de mobilização social em prol do meio ambiente

Serviços ambientais prestados pelo Pantanal valem US$ 100 bilhões por ano, calculam pesquisadores

Institutos veem ‘oportunidade histórica’ com discussão sobre fundo de conservação do Pantanal

Semana do Meio Ambiente terá conscientização sobre uso do plástico e show musical

Artista finaliza mural de 166 metros no IFMS de Ponta Porã

Audiência Pública debate legislação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Brasil

Semana Nacional dos Museus foi aberta nesta segunda com mesa redonda sobre museus, educação e pesquisa

Sede de associação reinaugurada em Poconé amplia oportunidades para comunidade do Capão de Angico