Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cultura

Instituto Moinho Cultural Sul-Americano recebe visita internacional

Intercâmbios e bolsas de estudo estão na lista de desejos da instituição.

Fotos: Divulgação

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Santa Cruz (Bolívia), Sarita Mansilla, e a desenhista peruana Musi Indacochea, diretora da STUDMYLAN, conheceram, semana passada o trabalho desenvolvido pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, na fronteira do Brasil com a Bolívia. As visitantes internacionais foram levadas pela empresária e CEO da Îacaré, Sarah Gutierrez, parceira da instituição.

Sarah Gutierrez foi responsável pela doação do trabalho de reposicionamento das marcas da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) e da Cia de Dança do Pantanal. As logomarcas foram lançadas em abril do ano passado.

“Pouco a pouco, sinto que estou fazendo parte deste grande movimento. E essa é minha intenção. Sigo aqui dizendo que estou disposta a apoiá-los, a dar força e ânimo. Vamos juntos pela mesma causa. Queremos levar o Pantanal para o mundo”, destacou a empresária.

Uma das iniciativas que teve destaque durante a visita foi a Sala de Práticas Linguísticas do Moinho Cultural, um espaço dedicado ao aprendizado e à valorização das diversas línguas e culturas presentes na comunidade local e que envolve crianças brasileiras e bolivianas. A sala é um lugar onde a diversidade é celebrada e onde as barreiras linguísticas são superadas através do diálogo e da compreensão mútua.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo de Santa Cruz, Sarita Mansilla, o trabalho desenvolvido pelo Moinho Cultural “é maravilhoso” e a entrega dos professores e da própria instituição para garantir uma formação íntegra às crianças é um diferencial.

“(O Moinho Cultural) é exemplo para muitas pessoas e, em algum momento, podemos unir forças e fazer algo especial para as crianças do Brasil e da Bolívia”, afirmou, logo após a visita, que contou com um tour pelas dependências da instituição, além de assistir apresentações musicais e de dança. Sarita Mansilla ainda se colocou à disposição para intermediar intercâmbios, em especial dos músicos do Moinho com os da Bolívia.

Emocionada, a diretora da STUDMYLAN, Musi Indacochea, viu de perto alguns trabalhos artísticos de algumas participantes do Moinho e recomendou linha de estudo e profissionais para que se inspirem. Uma das possibilidades é que se consiga bolsas de estudo para elas. STUDMYLAN trabalha com consultores educacionais que ajuda jovens a se candidatarem em carreira, curso ou mestrado nas áreas de Moda, Arte e Design.

“Somos irmãs em nossas missões (STUDMYLAN e Moinho Cultural), pois todas as artes estão conectadas. Ver esse projeto, a paixão das pessoas aqui, me emociona”, afirmou Musi.

Fundado há 20 anos, em Corumbá, o Moinho Cultural já atendeu mais de 23 mil crianças e adolescentes e, no último ano, foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e, pela segunda vez consecutiva, a melhor ONG do Mato Grosso do Sul.

Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, a visita foi uma oportunidade de compartilhar as iniciativas e valores da instituição.  “Receber pessoas com olhar de mundo fortalece nosso trabalho de transformação por meio da arte, a nossa riqueza cultural precisa ser compartilhada com outros continentes. E também se faz necessário impactar positivamente toda a fronteira brasileira. Parcerias com países da nossa América do Sul é o nosso desafio”, acredita.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Com apoio da Exchange do Bem, Moinho Cultural recebe novos voluntários

Orquestra se apresenta em evento de comemoração dos 80 anos de Ribas do Rio Pardo

Jovens músicos do Moinho Cultural participam de imersão no Rio de Janeiro

Trio OCAMP participa do projeto Sesc Partituras, em Campo Grande

Com integrantes selecionados, Moinho Cultural dá início à Cia Infantojuvenil de Dança

Em parceria com o Sesc e Eureka, jovens do Moinho Cultural recebem capacitação na área de audiovisual

Fruto do Moinho Cultural, músico sul-mato-grossense é selecionado para intercâmbio na OSB