Livro com história do Grupo Acaba será lançado dia 29 em Corumbá
O lançamento e noite de autógrafos acontecerão às 18h no espaço de memória Casa do Dr. Gabi, entre as ruas Cuiabá e 15 de Novembro, com a presença do fundador acabense Moacir Lacerda e do autor, jornalista, escritor e músico Rodrigo Teixeira.

Celebrando a trajetória do grupo e valorizando a cultura sul-mato-grossense, com destaque para a importância do Pantanal na música regional e brasileira, será lançado oficialmente nesta quinta-feira (29) em Corumbá o festejado livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-dores do Pantanal”. O lançamento e noite de autógrafos acontecerão às 18h no espaço de memória Casa do Dr. Gabi, entre as ruas Cuiabá e 15 de Novembro, com a presença do fundador acabense Moacir Lacerda e do autor, jornalista, escritor e músico Rodrigo Teixeira.
Em seu terceiro livro, Rodrigo Teixeira refaz as mais de cinco décadas do Acaba em ordem cronológica, baseado em uma notável quantidade de materiais analógicos: centenas de fotografias, dezenas de LPs e CDs, inúmeros cartazes, ingressos, cartas, bilhetes, fichas de inscrição, boletos, artes gráficas, manuscritos, letras originais, convites, cadernos antigos, medalhas, troféus, títulos, figurinos, instrumentos de percussão e livros espalhados por todos os cantos da moradia do fundador Moacir Lacerda - dono de uma memória prodigiosa -, nascido em Porto Esperança, distrito de Corumbá.
Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), a obra desfia, ao longo de 362 páginas, exatas 227 imagens sobre o Acaba (são 142 fotos, 30 capas de discos, 28 matérias de jornais e 27 documentos). E o livro vai além das páginas impressas: existe uma versão em audiobook disponível gratuitamente no YouTube. São dez episódios adaptados do texto original e apresentados por Rodrigo Teixeira, tanto para fazer essa história chegar em pessoas com deficiência visual quanto para quem prefere escutar a narrativa na era dos podcasts.
Uma ave rara
A obra bibliográfica chega aos leitores a tempo de festejar os 52 anos do Grupo Acaba. Para Rodrigo Teixeira, gaúcho radicado em Campo Grande, eles permanecem "como uma ave rara no tecido musical do Estado e na própria cena musical brasileira". "Grupo Acaba - A história dos canta-dores do Pantanal" compila boa parte das letras, sobretudo das canções pioneiras, ali dos anos 1960 e 1970, que estão transcritas de forma inédita no livro, fartamente ilustrado por imagens do fotógrafo Roberto Higa, com capa e design contemporâneos de Lula Ricardi.
"Durante todos estes anos de feitura desta publicação, me deixei contaminar pelas ideias acabenses e procurei absorver as mensagens e as melodias dos Canta-Dores do Pantanal, que tocaram fundo a minha alma e me modificaram para sempre. Não resisto em sugerir para encerrar esta apresentação que o Acaba provavelmente é o grupo musical mais longevo do Brasil da atualidade. São 52 anos de trajetória ininterrupta completados em 2024 com três dos seus fundadores ainda na ativa. Quem chegar até o final do livro vai ter a confirmação de que, pelo jeito, esta história está bem longe de acabar", defende o autor.
Após Corumbá, o livro chegará em São Paulo no dia 7 de setembro, na Livraria Megafauna. No dia 11 será a vez do escritor Rodrigo Teixeira falar sobre o livro e autografar exemplares na Janela Livraria do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Veja Também
Livro que inspirou espetáculo teatral será lançado nesta sexta
Miscelânea de poemas e crônicas será lançada nesta quarta-feira
Livro de historiadora analisa transformação de Campo Grande em capital
Editora de MS tem livro entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti
HQ retrata história épica não contada de pioneiro de Mato Grosso do Sul
Livro reúne 2 mil frases de autores célebres para inspirar, divertir e informar
Inspiratório: Raique Moura lança livro que reúne sua trajetória nas artes visuais