Livro regional indicado para o Vestibular da UFMS terá relançamento neste sábado
“Fiandeira”, da acadêmica da ASL Raquel Naveira, foi incluído na lista de leituras obrigatórias da prova da universidade, que será realizada em dezembro.

O livro “Fiandeira”, da autora sul-mato-grossense Raquel Naveira, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), foi indicado neste ano como leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que será realizado nos dias 3 e 10 de dezembro, nos 10 municípios do Estado onde a UFMS tem câmpus. A obra foi originalmente editada em 1992, mas ganhou nova edição pela Life Editora e será relançada neste sábado (2), a partir das 16h, na cafeteria Doce Grão.
“Esse livro é de 1992, tem 31 anos, e desde que foi concebido sempre foi um livro muito emblemático da minha carreira, que tem uma ideia principal do meu fazer poético, que é ser fiandeira. Ter essa obra escolhida como leitura obrigatória é para mim um orgulho, mas é um orgulho que não é soberba, é uma alegria de ver meu livro nesse patamar e sendo lido por tantos alunos. É a consequência de uma vida dedicada à literatura, ao magistério”, resume Raquel Naveira.
“Fiandeira” foi escolhido ao lado de grandes obras da literatura brasileira: “I-Juca-Pirama”, de Gonçalves Dias, “Contos Fluminenses”, de Machado de Assis, “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa, “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, e “Água Funda”, de Ruth Guimarães. Para Raquel Naveira, estar ao lado desses nomes conceituados da literatura brasileira é um motivo de muitafelicidade. Ela é a primeira autora mulher do Estado a figurar na lista.“Gonçalves Dias lançou as bases do Indianismo brasileiro. Machado de Assis, o fundador da ABL, é considerado o maior escritor brasileiro. Guimarães Rosa foi o criador da epopeia ‘Grande Sertão: Veredas’. Já Maria Firmina e Ruth Guimarães são duas representantes da literatura negra no romance e também no folclore. Todos nós tecemos os fios de nossas existências através da resistência da palavra”, comenta a autora.
Para Valter Jeronymo, editor responsável da Life Editora, é importantíssimo que a UFMS tenha esse olhar de valorização do escritor sul-mato-grossense. “Para nós da Life é uma honra fazer a segunda edição desse livro, primeiro pela importância da Raquel Naveira, um nome muito conhecido aqui em Mato Grosso do Sul e fora do Estado, e também para poder atender a todos os estudantes que lerão o livro e que terão em mãos uma obra totalmente reformulada e modernizada editorialmente”, afirma.
Sobre a autora: Raquel Naveira é escritora, poetisa e professora. Formada em Direito e em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França). É titular da cadeira nº 8 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) e membro de diversas outras entidades literárias. Lecionou em escolas e universidades por cerca de 40 anos e tem mais de 30 livros publicados.
Serviço: A segunda edição do livro “Fiandeira”, da escritora Raquel Naveira, publicado pela Life Editora, será lançada neste sábado, dia 2 de setembro, das 16 às 19 horas, na Doce Grão Cafeteria e Doceria, que fica na Av. Bom Pastor, nº 578 – Vila Vilas Boas. Entrada gratuita. A obra também pode ser adquirida pelo site da Life Editora (lifeeditora.com.br/loja/produto/fiandeira/), na Amazon e na Livraria Leitura do Shopping Campo Grande.
Veja Também
Biografia de Walter Carneiro foi lançada nesta terça em evento na Alems
Amizade literária inspirou lançamento de livro mais de 50 anos depois
Ganhador do Ipê de Literatura, André Alvez lança novo livro de contos e crônicas
Carlos Bobadilla Garcia lança livro “Advocacia e o Ministério Público: Um Encanto de Vida” na OAB/MS
Ativista de MS promove evento internacional no Memorial da América Latina
UFMS está entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe
Pesquisa revela que mais de 40% dos anfíbios do mundo estão ameaçados de extinção