Marquês de Sapucaí abre desfile das escolas da samba exaltando bravura do povo Guaicuru
Com o enredo “Sou Guerreiro Valente Guaicuru - A Minha Resistência foi para sua Existência”. a escola entrou com Os 700 componentes, distribuídos em 16 alas,

Primeira a desfilar na noite deste domingo, 11 de fevereiro, a Marquês de Sapucaí apresentou o enredo “Sou Guerreiro Valente Guaicuru - A Minha Resistência foi para sua Existência”. Os 700 componentes, distribuídos em 16 alas, contaram a história e trajetória da etnia Guaicuru que habitava os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e no Paraguai (região do Chaco).
Seu desfile contou como se tornaram excelentes cavaleiros e hábeis guerreiros e seus enfrentamentos contra portugueses e espanhóis. Remomorou o encontro com o navegador e conquistador espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, no século 16, e a participação dos Guaicurus na Guerra contra o Paraguai.
De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.
O Carnaval de Corumbá 2024 - 'Pantanal é a Passarela do Samba e da Alegria' é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS).
Veja Também
Crianças se divertem no Carnaval da Alegria no Coração do Pantanal
Com histórias e mistérios do Egito, Marquês de Sapucaí exalta rainha Cleópatra em desfile
Carnaval 2024: ensaio técnico para desfiles das escolas de samba acontece domingo e segunda
Carnaval 2024: segunda noite de ensaio técnico foi esquenta para desfiles dos dias 11 e 12
Com homenagem a Almir Sater, Mocidade da Nova Corumbá busca o tricampeonato seguido
Caprichosos de Corumbá leva Zé Pelintra para avenida e o lado bom da malandragem
São João, festa popular mais tradicional de Corumbá, ganha Avenida com Acadêmicos do Pantanal