Corumbá, Segunda, 20 de Maio de 2024
Cultura

Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda

Doações serão destinadas ao custeio da instituição, que atende mais de 400 crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação/Moinho Cultural

O Moinho Cultural lançou a campanha “Leão, amigo das crianças” para incentivar doações via Imposto de Renda. A iniciativa visa ampliar o apoio a projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, fortalecendo o compromisso da instituição com o desenvolvimento humano e a inclusão social.

Durante o processo de declaração do Imposto de Renda, os contribuintes têm a oportunidade de destinar até 6% do imposto devido para causas sociais, sendo 3% para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa. Essa destinação não representa nenhum custo adicional para o contribuinte e pode ser realizada somente por quem opta pelo modelo completo de declaração.

Segundo Márcia Rolon, diretora executiva do Moinho Cultural, "a campanha é uma oportunidade para que cada cidadão brasileiro contribua diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ao destinar parte do seu imposto de renda para o Moinho Cultural, você está investindo no futuro de crianças e adolescentes, garantindo o acesso à cultura, educação e assistência social."

O processo para realizar a doação é simples e pode ser feito durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Após inserir todas as informações necessárias, o próprio sistema calcula automaticamente o valor do imposto devido. Em seguida, basta acessar a opção de doações diretamente na declaração, selecionar o fundo desejado e indicar o valor a ser destinado, dentro do limite permitido.

No ícone Doações, dentro do programa da Receita Federal, é possível clicar na aba Criança e Adolescente e, em seguida, no botão Novo. Lá, é possível escolher para qual fundo pretende destinar a doação: nacional, estadual ou municipal.

Os contribuintes podem acompanhar o valor disponível para destinação, decidir qual o valor destinar ao fundo, e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) referente ao valor da doação. É importante ressaltar que o pagamento do Darf precisa ser realizado até o dia 31 de maio.

Caso não tenha imposto a pagar, mas a restituir, é gerado um Darf para cada fundo que o contribuinte escolher. O documento, nestes casos, também deve ser pago até o dia 31 de maio.

Após o pagamento do DARF, aqueles contribuintes que escolheram ajudar o Moinho Cultural devem encaminhar, para o e-mail  imc@moinhocultural.org.br, uma cópia da destinação. A partir disso, a instituição vai atuar ao CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) para ter acesso ao recurso.

Em Mato Grosso do Sul, a Receita Federal espera receber 623 mil declarações de imposto de renda até 31 de maio, quando acaba o prazo para o acerto de contas. No país, são esperadas 43 milhões de declarações até o prazo final.

Para mais informações sobre como realizar a doação via Imposto de Renda, entre em contato com o Moinho Cultural no e-mail  imc@moinhocultural.org.br.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Com apoio da Exchange do Bem, Moinho Cultural recebe novos voluntários

Orquestra se apresenta em evento de comemoração dos 80 anos de Ribas do Rio Pardo

Jovens músicos do Moinho Cultural participam de imersão no Rio de Janeiro

Trio OCAMP participa do projeto Sesc Partituras, em Campo Grande