Moinho Cultural recebe oficinas, workshop e palestra durante o Festival América do Sul
Frutos da instituição, OCAMP e Cia de Dança do Pantanal também integram programação do FAS 2023, que vai até domingo (12).
Além disso, a OCAMP e a Cia de Dança do Pantanal, que nasceram e são vinculadas ao Moinho Cultural, integram a programação do FAS 2023. A OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) se apresenta, junto com a cantora Tetê Espíndola, na Catedral Nossa Senhora da Candelária, na sexta-feira (10), às 9h, com “Acústicas da Natureza”. Já a Cia de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo Fernão Capelo Gaivota no domingo, às 18h, no Jardim da Independência.
“Como pantaneiros e corumbaenses, nos sentimos honrados em integrar, mais uma vez, a programação do Festival América do Sul. Mostrar um pouco do que é produzido por nós, na nossa terra, mostra todo o potencial da arte sul-mato-grossense”, afirma a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.
Programação no Moinho Cultural
Nesta edição do festival, são realizadas quatro oficinas - abertas ao público - nas dependências do Moinho Cultural. Design de souvenir em Viola de cocho, Tecelagem em fios - Faixa Pantaneira e Gravuras em metal, que começaram na segunda-feira (6) e seguem até quinta-feira (9). Já a oficina Olhar Fotográfico 60+, com Bolívar Porto, acontece nos dias 9 e 10 de novembro, das 14h às 16h30.
Na quarta-feira (8), acontece, no Auditório do Moinho Cultural, das 17h às 18h, a seleção de modelos para o Pantanal Fashion, que trará a narrativa das marcas apresentadas.
Já na sexta-feira (10), das 8h às 13h, o Moinho Cultural sedia o “Encontro de Negócios”, uma oportunidade de expansão das marcas e crescimento. Além de favorecer a prospecção de novos contatos e a avaliação de boas oportunidades de negócio, o Encontro terá duas palestras: “De onde eu vim e onde quero chegar”, com o design baiano Dih Morais, e “Um olhar de design e mercado”, com o artista, designer e pesquisador Rodrigo Ambrósio, com a profissional que reúne design e artesanato em seus projetos, Evelin Perdomo, além de lojistas convidados.
Nos dias 10 e 11 de novembro, das 8h às 11h, o Quebra-torto com Letras reúne escritores e os amantes da literatura, no Salão América do Sul, do Moinho Cultural. Encerrando a programação, no domingo (12), às 10h, acontece o workshop “Produção Musical”, com o músico e produtor Luiz Meira, que dividiu o palco com Gal Costa por mais de 20 anos e atua como produtor musical de diversos artistas dentro e fora do Brasil.
A programação completa do festival pode ser acessada no site do FAS 2023: www.festivalamericadosul.ms.gov.br/.
Espetáculo Fernão Capelo Gaivota
No domingo, às 18h, a Cia de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo Fernão Capelo Gaivota, que já foi apresentado em diversos municípios sul-mato-grossenses durante uma turnê. A apresentação tem entrada franca e no Jardim da Independência.
“Fernão Capelo Gaivota”, best-seller escrito por Richard Bach, narra a história de uma gaivota para a qual voar não seria simplesmente um ato para se locomover. Voar é uma arte e, como tal, deve ser treinada, praticada e compartilhada com os demais, gerando grandes transformações. Uma história sobre a liberdade, a aprendizagem e o amor, que recebe as notas orquestradas nessa adaptação assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e que conta ainda com nomes de peso como Tim Rescala, autor da música original, sendo tocadas pela Orquestra Ouro Preto, e a narração conduzida pela voz da atriz Zezé Motta.
Veja Também
Em sua 17ª edição, FAS faz parte da história cultural de Corumbá
Fundação de Cultura divulga artistas selecionados para se apresentar no Festival América do Sul 2023
Festival América do Sul começa nesta quinta-feira com atrações regionais, nacionais e internacionais
Catedral Clássica é novidade no Festival América do Sul
Festival América do Sul incentiva a preservação do patrimônio histórico e artístico de Corumbá
Tetê Espíndola e Orquestra de Maestro Martinelli brilham na Catedral em Corumbá
“Cia de Dança do Pantanal em Casa” acontece no início de dezembro, em Corumbá
Espetáculo de Final de Ano da Oficina de Dança do Pantanal será nos dias 6 e 7, no Poliesportivo
Espetáculo de final de ano da Oficina de Dança encanta o Poliesportivo com casa cheia
Fundação de Cultura leva artesanato de MS para o Salão do Artesanato em Brasília