Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cultura

Músicos de MS participam de apresentação com a Orquestra Ouro Preto, em Minas Gerais

Espetáculo, com adaptação de clássico da literatura mundial, pode ser visto no Youtube.

Carlos Eduardo de Souza credito _@raphagarcia

Quatro jovens da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) participaram, no último fim de semana, de uma apresentação com a Orquestra Ouro Preto, em Belo Horizonte (MG). No palco do Sesc Palladium, foi apresentada uma adaptação inovadora do clássico da literatura mundial: “A metamorfose”, de Franz Kafka.

Com música original de John Ulhoa e Richard Neves, da banda Pato Fu, o clássico literário ganhou nova roupagem, desta vez para o público infanto-juvenil, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo. O espetáculo já está disponível no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=ZtxSyeUhxjc&feature=youtu.be 

Diretamente de Corumbá, participaram os músicos Maria Fernanda Castilho Acosta  e Roque Júnior Souza Rosa, com violinos, e Carlos Eduardo Oliveira de Souza e José Maikson Amorim Alves, com violoncelos.

Além disso, outras 38 crianças e adolescentes das cidades de Brumadinho (MG), Serra (ES) e Belém (PA) participaram do espetáculo, celebrando a integração de todos os polos de ação do projeto Vale Música espalhados pelo país.

Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, a oportunidade de tocar ao lado da Orquestra Ouro Preto é mais do que uma apresentação musical. “É uma experiência transformadora para a formação artística e pessoal destes jovens, que têm a chance de interagir com músicos de excelência e vivenciar um padrão artístico elevado. Momentos como este fortalecem a confiança, ampliam horizontes e inspiram não apenas os integrantes da OCAMP, mas também todos os participantes do Moinho Cultural. É a essência do nosso trabalho: criar pontes que conectem nossos talentos ao mundo, promovendo cultura, educação e desenvolvimento social", destaca.

Maria Fernanda Acosta e Roque Júnior Rosa_ credito @raphagarcia

Desde sua publicação em 1915, “A Metamorfose” cativa e desafia leitores e estudiosos com sua trama, que retrata a transformação do caixeiro viajante Gregor Samsa em uma monstruosa barata. Com seu universo cheio de estranhamento e experimentalismo, o livro ganha, na versão da Orquestra, forma e conteúdo que mantêm o eixo, as questões e os personagens da narrativa de uma forma a dialogar com a linguagem das crianças e adolescentes.

“No processo de adaptação, era importante conseguir uma linguagem que pudesse trazer para o universo quem vai estar assistindo, participando e cantando um pouco deste universo. Uma questão que está muito presente e que nos deu o recorte para contar essa história são as relações internas e familiares. Muitas dessas crianças e jovens adolescentes que irão nos assistir começam a passar por uma série de transformações nessa fase, com a mudança de idade, e isso muda a forma de relacionar com o mundo também. Toda essa relação entre os personagens está muito bem contada e contextualizada em um texto leve por um lado, mas que não abre mão de várias camadas de profundidade”, relata o maestro Rodrigo Toffolo, que assina a adaptação do texto.

PROGRAMA VALE MÚSICA
Desde os anos 2000, a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, foi criada uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais dos quatro estados e orquestras parceiras, que recebeu o nome de programa Vale Música.

O Vale Música, que integra o eixo de programas autorais do Instituto Cultural Vale, contempla intercâmbios entre estudantes e professores dos polos de formação do programa, aulas com músicos das orquestras profissionais patrocinadas pela Vale e residências artísticas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Companhia de Dança do Pantanal e Orquestra de Câmara do Pantanal fazem turnê inédita por São Paulo

Com apoio do Governo de MS, Moinho Cultural leva “Guadakan” para Salão de Turismo como alerta aos incêndios que atingem o Pantanal

Músicos da Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP) integram turnê da Nova Orquestra, que passa por quatro estados brasileiros

Moinho Cultural leva “Guadakan” para o Paraná e Assunção, no Paraguai

Sesc Corumbá abre inscrições para curso gratuito de Viola Caipira