Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cultura

O governo Bolsonaro através das charges e dos textos de Miguel Paiva

O Miguel Paiva quis lançar o livro no dia 8 de janeiro, exatamente um ano depois da tentativa de golpe pelos bolsonaristas, insatisfeitos com a eleição de Lula.

O escritor e cartunista Miguel Paiva vai autografar no dia 8 de janeiro, no lendário Restaurante La Fiorentina, no Rio de Janeiro, a partir das 18 :30 horas, seu livro “Diário do Inferno”, com textos, charges e cartuns publicados em vários veículos de imprensa durante o governo daquele que foi considerado, segundo Miguel, “o pior presidente brasileiro de todos os tempos”. O Miguel Paiva quis lançar o livro no dia 8 de janeiro, exatamente um ano depois da tentativa de golpe pelos bolsonaristas, insatisfeitos com a eleição de Lula.

“Diário do Inferno” funciona como uma memória do período que compreende todo o desgoverno Bolsonaro até os eventos de 8 de janeiro de 2023.

São charges e textos de Miguel Paiva publicados, primeiro no Jornal do Brasil impresso e online, e depois no Brasil 247. Voltar a fazer charges trouxe novamente para o cartunista a inquietação e a efervescência política. Facilitado pelo país quase surreal em que se tornou o Brasil, suas charges e crônicas contam de forma crítica a trajetória muito doida que esse governo impôs ao país. É um modo de resistir e se divertir.

Opinião | Regina Zappa

Foi um tempo infernal e infeliz de um passado recente que nos botou em um lugar fechado, asfixiante. Mas Miguel Paiva nos abria portas e janelas com seus desenhos e palavras que deixavam entrar o oxigênio do humor, da inteligência e da perspicácia. Ufa! Respirávamos melhor. Num certo momento, ele anunciou em alto e bom som: é muito doido o que virou o Brasil. E, a partir desta constatação, o artista, chargista, desenhista, escritor, dramaturgo passou a traduzir a doideira desses intermináveis dias de trevas, com graça e leveza.

Miguel sempre esteve na vanguarda. A Radical Chic, o Gatão de Meia Idade, o Ed Mort e toda a gama de personagens de suas criações, amados ou odiados, são a prova do talento desse artista de mil faces, de tiro certeiro e palavra cirúrgica. Ter o Miguel por perto nas nossas conversas, junto com o Aroeira, foi um dos motivos de orgulho e alegria que fizeram a roda girar, apesar de tudo. Atravessamos as chamas, sim, sobrevivemos. Está tudo aqui, neste “Diário do Inferno”, com o frescor das boas e demolidoras ideias.

Ficha Técnica do livro

Diário do Inferno

Autor: Miguel Paiva

Gênero: História em quadrinhos

e Graphics Novels | Não Ficção | História

Formato: Brochura

Preço: R$ 130,00

Págs.: 200

ISBN:978-65-5647-113-6

Loading...

SIGA-NOS NO

Veja Também

Carlos Bobadilla Garcia lança livro “Advocacia e o Ministério Público: Um Encanto de Vida” na OAB/MS

Professora e poeta, Raquel Medina lança seu primeiro livro de poesia na Capital

Livro discute enfrentamento da escravidão contemporânea sob a ótica de gênero e raça

Inspirado na poesia de Manoel de Barros, curta-metragem traz narrativa ambiental

Gastos com cartão corporativo no governo Lula têm queda drástica em relação a Bolsonaro

Há um ano Bolsonaro deixava o Brasil para não passar faixa a Lula

Sem ameaça identificada, 8 de janeiro terá 2 mil PMs na Esplanada