Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Cultura

Prefeito discute participação do programa Perifeirarte no Festival América do Sul

Perifeirarte é um programa itinerante que tem como missão mobilizar comunidades, formar lideranças locais e valorizar expressões culturais populares.

Fotos: Leonardo Amaral/PMC

O prefeito Dr. Gabriel reuniu-se nesta quarta-feira, 2 de abril, com o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), Jairo Luiz da Silva, para alinhar a participação do programa Arena Comunitária Perifeirarte no Festival América do Sul 2025, que ocorrerá de 15 a 18 de maio, em Corumbá.

Durante o encontro, realizado no gabinete do prefeito, foram discutidas estratégias para fortalecer a presença do Perifeirarte no evento, com ações que envolvem oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, exposições de iniciativas comunitárias e incentivo à economia criativa. A proposta é levar à arena cultural do festival o protagonismo das comunidades periféricas urbanas e rurais, promovendo o acesso à cidadania, à arte e à informação.

O que é o Perifeirarte

Criado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários da SEC, o Arena Comunitária Perifeirarte é um programa itinerante que tem como missão mobilizar comunidades, formar lideranças locais e valorizar expressões culturais populares. A iniciativa estimula a criação e regularização de associações de moradores, clubes de mães, conselhos comunitários de segurança, coletivos de juventude e grupos de agricultura familiar, entre outros.

O programa atua de forma integrada com os municípios, promovendo atividades educativas, oficinas de capacitação e encontros culturais em três dias de imersão nas comunidades. Também integra a vertente ECOmunitária, com ações voltadas à sustentabilidade, educação ambiental e plantio de mudas nativas.

O Perifeirarte nasce para dialogar com as margens, com as periferias historicamente invisibilizadas. Sua presença no Festival América do Sul representa um gesto político e cultural de reconhecimento dessas comunidades como centros vivos de criação e transformação social.

A articulação entre Estado e Município prevê ainda ações permanentes após o festival, como a criação de Núcleos de Cidadania nos bairros e o apoio técnico às associações locais.

Participaram da agenda, Tânia Santos, assessora executiva da Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC); Luiz Mário Cambará, assessor parlamentar do deputado estadual Paulo Duarte e Lucas Zavala Bastos, assessor especial da Prefeitura.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Com mais de 500 pessoas envolvidas, “A menina passarinha” homenageia Tetê Espíndola, em dezembro

Para uma melhor execução, Festival América do Sul Pantanal é adiado para maio de 2025

Audiência pública sobre Festival América do Sul acontece na 6ª feira, dia 28

Festival América do Sul vai ser realizado no Porto Geral de 15 a 18 de maio

Deputado propõe lei para agendar data e turno de entregas no Mato Grosso do Sul

Na WTM Latin America, Mato Grosso do Sul lança os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito