Prefeitura e Estado destacam estrutura do Festival América do Sul no Porto Geral
A 18ª edição do Festival América do Sul (FAS) acontece de 15 a 18 de maio em Corumbá.

O prefeito Dr. Gabriel e o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, visitaram a estrutura montada no Porto Geral para a 18ª edição do Festival América do Sul (FAS), que acontece de 15 a 18 de maio em Corumbá. A diretora-presidente da Fundação da Cultura de Corumbá, Wanessa Rodrigues, acompanhou a visita ao Porto Geral.
Em fase final de montagem, na tarde desta quarta-feira, dia 14, a estrutura do FAS terá como cenário o casario histórico à beira do rio Paraguai. Para o secretário Marcelo Miranda, o novo formato representa um avanço na proposta cultural e estética da iniciativa. “Desde 2023, tínhamos o desejo de trazer o festival para o Porto, com uma cenografia diferenciada. A proposta foi acolhida pelo prefeito Dr. Gabriel, que pediu melhorias na estrutura e mais conforto para o público. Estamos confiantes de que essas expectativas foram alcançadas”, afirmou.
Dr. Gabriel ressaltou o envolvimento da comunidade e o impacto da programação no município. “Toda a cidade está mobilizada, com artistas locais e convidados e com a estrutura viabilizada pelo Governo do Estado, temos plenas condições de realizar um grande festival”, disse. Ele destacou ainda os benefícios que o evento deve trazer à economia e à imagem de Corumbá como destino cultural.
Para Wanessa Rodrigues, o novo espaço transforma a experiência do público e valoriza o patrimônio urbano. “Estamos dando novos usos ao Porto Geral. A cada passo aqui, reafirmamos que não há cenário igual ao nosso. O rio, o casario, tudo isso integrado ao festival em um verdadeiro museu a céu aberto”, disse.
A estrutura do FAS 2025
A estrutura montada para os quatro dias do Festival América do Sul conta com dois pórticos de entrada, cada um com cinco metros de altura, reforçando a identidade visual do evento e tornando-se pontos marcantes do local.
Além disso, o espaço tem monumentos "instagramáveis", que permitirão aos visitantes registrar sua experiência e interagir com elementos que simbolizam a integração cultural da América do Sul.
Entre as áreas principais do projeto, destacam-se:
Palco do Porto (Palco 2): espaço complementar dentro do complexo cultural, voltado para apresentações secundárias e atrações interativas.
Palco Principal: um palco concha garantindo melhor acústica e proteção para o público em caso de chuvas leves. Conta com uma área ampla para a população, proporcionando conforto e segurança para os espectadores.
Monumento Central: estrutura representativa da união entre os países sul-americanos, onde visitantes poderão sentar, contemplar a vista e interagir com o símbolo da fraternidade entre as nações do continente.
A realização da 18ª edição do FAS conta com um investimento de mais de R$ 6 milhões do Governo do Estado. A contrapartida da Prefeitura de Corumbá se dá na contribuição com diversos aspectos estruturais e operacionais.
Veja Também
Prefeitura de Corumbá participa de avaliação dos trabalhos do 'Soy Loco por Ti América'
Na 18ª edição, Festival América do Sul integra em MS culturas, patrimônio e sustentabilidade
Orquestra América do Sul estreia em Festival, em Corumbá
Documentário sobre fé, doçura e resistência no coração do Pantanal tem pré-estreia neste sábado
Micro-ônibus vai facilitar acesso ao Porto Geral durante Festival América do Sul
Escadinha da XV está liberada temporariamente durante o Festival América do Sul