Sebrae/MS apoia empreendedores locais do Pantanal com capacitação em associativismo
Empresários da loja coletiva Espaço Corumbá Produz recebe conhecimento para que possam formalizar o trabalho em conjunto.

O Sebrae/MS tem oferecido apoio aos empreendedores locais do Pantanal, por meio do incentivo ao associativismo, como parte das ações do programa Pró Pantanal. Em Corumbá, um grupo de empresários que busca a formalização de uma loja coletiva especializada em culinária e artesanato regional já foi atendido pela iniciativa. Denominado “Espaço Corumbá Produz”, o local gerenciado pelos empreendedores oferece ao público uma ampla variedade de produtos típicos da região, desde alimentos feitos à base de bocaiúva e mel pantaneiro, além de peças confeccionadas com trançados de fibra de aguapé e couro de jacaré.
Para auxiliar o grupo na organização da atuação em conjunto, o Sebrae/MS promoveu a oficina “O associativismo que transforma oportunidades em bons negócios”. Durante o treinamento, realizado no Centro Sebrae Pantanal, na última semana, entre terça-feira (4) e quarta-feira (5), os participantes puderam entender mais sobre a temática e se organizar para seguir os trâmites da formalização do grupo. “O Sebrae tem essa função de ajudar as empresas a se desenvolverem, e a gente quer que a formalização seja uma realidade para elas”, afirmou a analista administrativa do Sebrae/MS, Larissa Moraes.
No primeiro dia de treinamento, foi apresentada uma visão geral sobre associativismo, destacando as possibilidades e os desafios presentes na forma coletiva de trabalho. Já na segunda etapa, aprofundou-se na forma de gestão de associações, trazendo o amparo legal dos artigos do Código Civil que competem às associações e detalhando cada um deles. Em seguida, foi proposta a elaboração do estatuto social da formalização do grupo.
A administradora do empreendimento Maria Arteira, Araceli de Amorim Padilha, que produz bichos de pano inspirados no Pantanal e costura criativa, destacou a importância da capacitação para a formalização do grupo. “A gente tem muita coisa para aprender e eu pretendo me aprofundar mais ainda no tema, principalmente agora, que queremos nos formalizar como associação. Acredito que a capacitação foi muito importante para nós, foi o divisor de águas e imprescindível”, afirmou.
A pedagoga e empreendedora social, Luciene da Costa Cunha, enfatizou a importância de trabalhar o coletivo por meio do consenso entre os membros da associação. “Nós somos um grupo de 21 negócios sociais e todos com sua especificidade. Mas, juntos, podemos ser muito mais fortes e conquistar o mundo”, ressaltou Luciene.
Já a artesã Andrea Teixeira Albanese, também destacou o valor da capacitação para a coletividade. “Foi um crescimento enorme para mim, porque eu achava que era um bicho de sete cabeças, e é uma coisa tão transformadora, que vai fazer tão bem para a gente, para a coletividade, para o nosso espaço, que eu estou encantada”, concluiu.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e as ações realizadas, entre em contato com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Veja Também
Evento Emprega Mulher será realizado em Corumbá no dia 30 de março
Rota Gastronômica Pantaneira promove negócios localizados próximos aos rios do Pantanal
Para impulsionar o desenvolvimento de Miranda, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora
Rota Gastronômica Pantaneira é destaque em programa televisivo
Startup sul-mato-grossense desenvolve solução para o meio jurídico e se destaca no segmento
Em busca dos sabores pantaneiros: Rota Gastronômica percorre empreendimentos à beira dos rios
Parceria entre instituições e Pró Pantanal leva conhecimentos de piscicultura a produtores locais
Vinícola em Aquidauana quer colocar a região do Pantanal no mapa do enoturismo
Agências de turismo de Corumbá se unem para promover “city tour”
Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 85,5% das vagas no estado em fevereiro
Casal paulista transforma chácara em negócio com produção de queijos artesanais em Aquidauana