Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Economia

88% da população adota com frequência mais de 5 práticas sustentáveis, mostra pesquisa da CNI

Brasileiros estão mais dispostos a consumir produtos que não comprometem o meio ambiente, mesmo que sejam mais caros.

A importância da sustentabilidade para os consumidores brasileiros tem aumentado. É o que mostra a pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (3). Segundo o levantamento, 88% da população adota com frequência mais de 5 práticas sustentáveis. Entre elas: evitar jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água, de comida e de energia, reduzir a produção de lixo, reaproveitar a água e adotar serviços compartilhados, como transporte por aplicativos.

De acordo com a pesquisa:

Quando se olha para cada uma das ações de sustentabilidade, os dados dão conta de que, nos últimos seis meses, dos entrevistados:

Quando se trata de reciclagem de todos os tipos de produtos, não apenas lixo, passou para 47% o percentual de brasileiros que afirma sempre separar os materiais. No ano passado, 44% adotavam a prática. Os principais itens separados são plástico em geral e garrafas PET (55%), alumínio (44%) e papel, papelão e jornal (36%).

“A preocupação dos brasileiros com hábitos mais sustentáveis vem sendo acompanhada por uma maior oferta de produtos por parte da indústria. As empresas perceberam, há anos, que a combinação entre inovação e sustentabilidade tem um papel essencial na descarbonização da produção. E que também é uma estratégia eficiente para atender a crescente demanda por bens e serviço de baixo impacto ambiental”, afirma o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz.

Cresce interesse por produtos sustentáveis, mesmo que sejam mais caros 

Ainda segundo a pesquisa:

“Antigamente, quando se falava em competitividade, era só preço. Hoje, é preço e pegada ambiental. Por isso, essas empresas estão investindo na gestão eficiente de resíduos; em processos produtivos mais limpos, que racionalizam o uso de energia, água e matérias-primas; e em outras iniciativas verdes. A sustentabilidade já está nos planos estratégicos das indústrias e é nessa direção que o Brasil precisa caminhar rapidamente”, aponta o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.

Metodologia: como a pesquisa foi feita? 

A pesquisa ouviu 2.002 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação. O levantamento foi conduzido pela Nexus, da FSB Holding, entre os dias 18 e 24 de setembro de 2024. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95% e a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%, devido ao arredondamento.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Eldorado Brasil é a primeira fábrica de celulose do mundo a gerar energia com efluentes tratados

Sanesul celebra o Dia da Árvore com ações de conscientização ambiental

Mato Grosso de Sul se destaca com operações de coleta seletiva e reciclagem referência no Brasil

Nova usina fotovoltaica na Capital contribui com a política estadual de energia limpa e renovável

Emprego, massa salarial e rendimento médio dos trabalhadores da indústria crescem em agosto

Novos prefeitos precisam incentivar reciclagem e a economia circular, afirma Inesfa

Banco Central não deve insistir em aumento da Selic, defende CNI